Albufeira homenageou Carlos Silva e Sousa, um homem «justo e exemplar»

José Carlos Rolo garante que não vai esquecer legado de Carlos Silva e Sousa

Um homem «arrojado, lutador, justo, bom» e um «cidadão exemplar». Foi assim que José Carlos Rolo, presidente da Câmara de Albufeira, lembrou Carlos Silva e Sousa, antigo edil albufeirense, que morreu em Fevereiro, e foi homenageado esta segunda-feira, 20 de Agosto, no Dia do Município. 

No dia 20, Dia do Município de Albufeira, as cerimónias oficiais começaram logo pela manhã, com o tradicional Hastear das Bandeiras, nos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne.

A Guarda de Honra foi feita pelos Bombeiros Voluntários e a Fanfarra desfilou pelas ruas da cidade. As cerimónias prosseguiram no Largo dos Paços do Concelho com a homenagem e atribuição da Medalha de Honra do Município de Albufeira- Grau Ouro, a título póstumo, a Carlos Silva e Sousa, antigo presidente da Câmara Municipal de Albufeira.

José Carlos Rolo, atual presidente da Câmara, entregou uma insígnia à família de Carlos Silva e Sousa e fez questão de relembrar que o antigo edil foi «um homem arrojado, lutador, que sonhou com o futuro, um homem que tinha a sua singularidade. Temos uma dívida para com ele. Foi um homem justo, bom, um cidadão exemplar, um político com um percurso discreto, mas de grande importância e um autarca que mereceu por duas vezes a vontade dos albufeirenses».

José Carlos Rolo assegurou que irá dar continuidade aos projetos do falecido autarca. «Honrar uma dívida implica ação. Os grandes projetos de Carlos Silva e Sousa terão a continuidade que lhe será devida, tendo em conta as circunstâncias de cada momento. O Plano de Drenagem está em andamento, encontrando-se na fase final as sondagens do terreno por onde irá passar o túnel. Depois teremos a elaboração dos projetos e o lançamento dos concursos para que a grande obra apareça», assegurou.

No plano da habitação, José Carlos Rolo explicou que «pegámos nos projetos de Carlos Silva e Sousa e iremos ampliá-los ainda mais. Estamos a identificar terrenos para que dentro de muito pouco tempo nasçam, em cada zona do concelho, entre 20 e 30 habitações de caráter social. Neste momento, estamos também a identificar espaços para criar um parque industrial e comercial que sirva para aumentar a diversidade económica do concelho e o torne, assim, mais sustentável».

O presidente da Câmara de Albufeira avançou ainda que «iremos apresentar o novo plano de reabilitação e requalificação dos espaços urbanos, o qual passa nomeadamente pela conclusão das nossas ruas e estradas, passando pela pavimentação, iluminação pública, reabilitação dos sistemas de águas residuais e pluviais, não esquecendo a reorganização dos acessos às praias e aos estacionamentos que as servem».

O autarca de Albufeira garantiu que não esquece a educação e cultura e nelas irá apostar.

«Queremos com o nosso trabalho honrar todos os cidadãos e desse modo devolver a Carlos Silva e Sousa o tanto que ele nos deu», concluiu.

O chefe da Casa Militar, Tenente General João Vaz Antunes, interveio em representação do Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa, referindo que «o gesto desta edilidade, ao ligar as celebrações do Dia do Município a esta homenagem a um dos filhos desta terra, reveste-se de particular significado pela nobreza que revela».

«Esta é uma homenagem justíssima por aquilo que fez em defesa das populações e das legítimas pretensões do Algarve; por aquilo que fez, muito em particular, pelo bem-estar das populações deste concelho e pelo seu contínuo e sustentado desenvolvimento; pelo que fez enquanto deputado à Assembleia da República e como autarca pelo que fez enquanto advogado e cidadão empenhado na defesa do bem comum e no serviço aos outros, mas, acima de tudo, pelo que fez enquanto personalidade integral e multifacetada que se dedicou como poucos à salvaguarda da nossa cultura, da nossa economia e da justiça social».

A encerrar os discursos, o presidente da Assembleia Municipal de Albufeira recordou, com emoção, Carlos Silva e Sousa, referindo que «foi um homem que deixou marca na cidade, no concelho e na vida de todos nós».

Paulo Freitas confessou que Carlos Silva e Sousa não foi só um amigo, mas também «um mentor, um companheiro, um crítico com quem aprendi muito».

Após a homenagem, foi colocado um retrato de Carlos Silva e Sousa na “Galeria dos Presidentes”, espaço mural do 1º andar do Edifício da Câmara Municipal, e foi oferecido um livro a todos os presentes sobre a vida do autarca- “ Carlos Silva e Sousa, um Homem Singular”- editado pelo Município de Albufeira.

Mas as comemorações do Dia do Município começaram logo a 19 de Agosto, domingo. Nesse dia decorreu a “13.a Prova de Mar de Albufeira”, que teve lugar na Praia dos Pescadores e resultou de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Albufeira Surf Clube.

No final da tarde foi realizada a abertura oficial do Parque do Ribeiro, situado entre a Rotunda dos Descobrimentos e o Parque de Campismo, contíguo à Avenida Engenheiro Pessanha Viegas.

A primeira fase das obras do Parque do Ribeiro foi concluída e apresentada há um ano atrás (2017), precisamente no Dia do Município. Este parque possui cerca de 1 quilómetro de comprimento, uma área de 44 mil metros quadrados e faz o acesso pedonal à zona antiga da cidade de Albufeira (Avenida da Liberdade).

É constituído por várias zonas relvadas e árvores e divide-se em vários tipos de espaços, tais como percursos pedonais e ciclovia (a Ciclovia da Ribeira), sendo atravessado pelo percurso pedonal/ciclável que liga Albufeira à Via Algarviana, parqueamento de bicicletas, quatro zonas de merendas, equipamentos de fitness, zona de parque infantil inclusivo, que se insere no âmbito de um projeto mais alargado intitulado “Recreio para Todos”, que comporta, além do Parque Infantil Inclusivo, uma área de equipamento multigeracional e de crossfit, e ainda uma praça central com bancos modernos, que permite estabelecer ligação à rede wifi.

«O Parque do Ribeiro, cujo nome deriva do ribeiro que por aqui passa, veio aumentar a segurança nesta zona da cidade, permitindo aos peões circularem fora da faixa de rodagem. Os turistas que pernoitam no parque de campismo podem agora caminhar pelo passeio pedonal até ao Centro Antigo de Albufeira, de forma cómoda e segura», destacou José Carlos Rolo.

O presidente da Câmara Municipal referiu ainda que houve uma preocupação ambiental e de sustentabilidade na construção do Parque. «A água utilizada para a rega é proveniente da Nora aqui existente e a iluminação do passeio pedonal é feita através de energia fotovoltaica, não existindo custos para a manutenção deste espaço».

Na totalidade, a obra teve um custo aproximado de 210 mil euros. O Parque do Ribeiro foi o ponto de partida para uma Caminhada Solidária, organizada pelo grupo de Caminhadas ao Luar, que reverteu a favor dos Bombeiros Voluntários de Albufeira. Os participantes conseguiram angariar mil euros para a Associação Humanitária.

À noite, os Resistência subiram ao palco da Praça dos Pescadores. À meia-noite a tradicional sessão de fogo-de artifício na Praia dos Pescadores marcou o encerramento do Dia do Município de Albufeira.

 

Comentários

pub