130 militares enviados para combate ao incêndio de Monchique

Militares são das Forças Armadas e Marinha

Foto: Nelson Inácio | Sul Informação

130 militares das Forças Armadas e da Marinha foram mobilizados para apoiar o combate do incêndio que lavra na zona da Perna da Negra, em Monchique. 

As Forças Armadas mobilizaram na manhã deste sábado, 4 de Agosto, para Monchique, seis pelotões (sendo cinco pelotões do Exército e um da Marinha), e dois destacamentos de Engenharia do Exército com uma plataforma e dois tratores lagartas, num total de 130 militares empenhados.

Destes, 111 são do Exército e 19 da Marinha, com 10 viaturas ligeiras e 18 viaturas médias.

Em comunicado, as Forças Armadas dizem que «esta nova mobilização de militares para a região de Monchique surge no seguimento de um pedido da Autoridade Nacional de Proteção Civil que tem como objetivo assegurar, em específico, ações de rescaldo pós incêndio»,

Este reforço junta-se assim aos 304 militares (244 do Exército e 60 da Marinha) que já se encontravam em missão , um pouco por todo o país, a reforçar o apoio à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), com especial incidência nos distritos de Aveiro, Beja, Braga, Bragança, Coimbra, Évora, Guarda, Leiria, Lisboa, Portalegre, Porto, Santarém e Setúbal.

«Este contingente total de militares estará previsivelmente empenhado até às 20h00 de terça-feira, 7 de agosto. Este prolongamento surge no seguimento do pedido de apoio da ANPC às Forças Armadas que tem como objetivo manter as ações de patrulhamento dissuasor».

No âmbito do apoio prestado pelas Forças Armadas em apoio direto às populações e aos seus bens e no âmbito dos planos protocolares de Proteção Civil, apoios de Engenharia e apoio das Forças Armadas no combate aos incêndios Florestais, vigilância e rescaldo, foram até este sábado realizadas 664 missões e empenhados 5611 militares, dos quais 4488 do Exército e 1123 da Marinha.

O incêndio, que começou na tarde desta sexta-feira, 3 de Agosto, continua ativo e o início da tarde prometia trazer dificuldades acrescidas.

O fogo já levou a retirar, por precaução, 11 pessoas dos sítios das Taipas e da Foz do Carvalhoso. Ao Sul Informação, Rui André, presidente da Câmara de Monchique, revelou que «dessas, duas ficaram a dormir na Escola EB 2,3 e uma senhora acamada foi para a Santa Casa da Misericórdia. As restantes ficaram em casa de familiares», disse Rui André.

Este incêndio já obrigou também a ativar o Plano de Emergência Municipal de Monchique.

No terreno estão 739 operacionais, apoiados por 196 veículos e 11 meios aéreos.

Comentários

pub