Universidade do Algarve aumenta número de vagas

Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior arranca esta quarta-feira, 18 de Julho

A Universidade do Algarve tem mais 70 vagas disponíveis para o Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior, mantendo o número de cursos, mas reforçando o número de vagas naqueles que têm maior procura e níveis de emprego mais elevados. 

O Concurso Nacional arrancou esta quarta-feira, 18 de Julho. «Das 1405 vagas no ano transato, a UAlg passa a disponibilizar 1475 no ano letivo 2018/19. Este aumento global de 5% permite, assim, reforçar a número de vagas disponíveis», explica a academia algarvia.

Os cursos onde se verifica um maior aumento são Engenharia Informática e Biologia Marinha, que passam a ter mais 10 vagas. Os cursos com maior número de vagas são Engenharia Informática e Gestão (Faro – diurno), com 70, Psicologia, com 65, e Biologia Marinha e Turismo (Faro), com 60.

Ao dispor dos candidatos, a UAlg tem 40 cursos de formação inicial, que se distribuem pelas seguintes áreas: Artes, Comunicação e Património, Ciências Sociais e da Educação, Ciências e Tecnologias da Saúde, Ciências da Terra, do Mar e do Ambient,; Economia, Gestão e Turismo e Engenharias e Tecnologias.

Através dos Serviços de Ação Social, a UAlg disponibiliza aos seus alunos benefícios, como bolsas de estudo, alojamento, com mais de 600 camas, alimentação (quatro cantinas, dois restaurantes grill, sete bares e um restaurante), e serviços de saúde.

A Universidade do Algarve dispõe ainda de outros apoios, como bolsas e prémios, como por exemplo as “Bolsas de Excelência”, atribuídas aos melhores alunos de cada curso de 1º ciclo (licenciaturas e mestrados integrados), pagando integralmente a propina desse ano.

A nível nacional, o número médio de desempregados com diploma obtido nos anos letivos 2012/13 a 2015/16 e registados no Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), em Junho e Dezembro de 2017, diminuiu 24% face ao ano anterior. Contudo, a redução no desemprego dos diplomados pela Universidade do Algarve foi mais acentuada, atingindo os 30%.

Também no panorama nacional, o nível de desemprego medido pelo rácio do número diplomados inscritos no IEFP a dividir pelo número total de diplomados baixou de 7,2% para 5,5 %. No entanto, a Universidade do Algarve permanece com um desempenho superior à média nacional, melhorando de 6,8%, em 2016, para 4,9% em 2017.

De acordo com os dados disponíveis na Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, pode concluir-se que a Universidade do Algarve integra um reduzido grupo de universidades politécnicos com um nível de desemprego inferior a 5%. Importante é também verificar que o número de recém-diplomados da UAlg inscritos no IEFP, nos últimos quatro anos, reduziu em mais de metade, de 435 inscritos em 2014, para 204 em 2017.

A primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior termina a 7 de Agosto.

Comentários

pub