União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro já tem novas Armas

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro já tem novas Armas – Brasão, Bandeira/Estandarte e Selo – criadas por […]

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro já tem novas Armas – Brasão, Bandeira/Estandarte e Selo – criadas por Miguel Boto, especialista algarvio em heráldica.

A União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro foi criada no dia 30 de Setembro de 2013, após a aprovação da Lei nº 11-A/2013, de 28 de Janeiro, tendo sido criada uma nova entidade geográfico-administrativa.

Com a necessidade e o direito desta nova entidade de ter Armas (Brasão, Bandeira/Estandarte e Selo), o executivo daquela União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro iniciou, «em Dezembro de 2016, um processo de Ordenação Heráldica, tendo convidado o cidadão da terra Miguel Boto, especialista e apaixonado por heráldica, a elaborar uma proposta, com base nos exigentes critérios e fundamentos do regulamento da Heráldica Portuguesa, para posteriormente pedir um parecer à Comissão de Heráldica».

Depois da Comissão de Heráldica se pronunciar, aprovando a proposta apresentada sem pedir quaisquer alterações, a Assembleia de Freguesia aprovou, por unanimidade, no passado dia 28 de Junho, os símbolos heráldicos da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro.

Nessa Assembleia de Freguesia, ficou a promessa, por parte do presidente da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, Joaquim João, de que os brasões das extintas freguesias de Lagoa e de Carvoeiro «jamais serão esquecidos ou apagados da história», ficando em exposição nas instalações da Junta de Freguesia, tanto em Lagoa como na Praia do Carvoeiro.

Aquela autarquia fez ainda um «sentido agradecimento» a Miguel Boto que, além de ter feito um trabalho de «excelência», o ofereceu, «não tendo havido qualquer custos».

 

Os elementos são constituídos desta forma:

Brasão: escudo de azul com duas cegonhas de prata armadas e sancadas de ouro, animadas de púrpura, a da sinistra volvida, ambas com as patas mergulhadas numa lagoa posta em campanha; em chefe meio sol de ouro radiante firmado no bordo; Coroa mural de prata de quatro torres. Liste de prata com a legenda em letras maiúsculas: “UNIÃO DAS FREGUESIAS DE LAGOA E CARVOEIRO”.

Bandeira: esquartelada de amarelo e púrpura. Cordões e borlas de púrpura e ouro. Haste e lança de ouro.

Selo: nos termos do art.º 18.º da Lei 53/91, com a legenda “União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro”.

 

Descrição Heráldica das Armas feita pelo seu autor Miguel Boto:

Campanha de prata aguada de azul: é a peça falante que representa uma lagoa, acidente hidrográfico que, pela sua formação nesta região, deu o nome ao concelho e posteriormente à cidade.

As cegonhas: são duas, como as freguesias que se uniram. É a ave de maior porte que faz parte da fauna da lagoa – “parte integrante e bem distinta de um conjunto ecológico equilibrado, acompanhando a Lagoa ao longo dos tempos”.
As cegonhas apresentam-se “adossadas” (diz-se de duas peças idênticas, animais, por exemplo, que estão no escudo de costas viradas uma para a outra e que, neste caso, interpreta-se em guarda do seu espaço, a lagoa, viradas para fora, para os flancos do escudo).
Não foram colocadas “afrontadas” porque heraldicamente diz-se de dois animais, de duas peças idênticas, duas cabeças, por exemplo, colocadas frente a frente, em oposição (e que pela abertura das asas poderia denotar que estariam prestes a entrar em confronto).
A primeira referência heráldica desta peça faz-se no 3º quartel do Brasão de Armas do 1º Visconde de Lagoa, Eugénio Dionísio de Mascarenhas Grade, em campo azul, também em número de duas, sancadas e armadas de ouro e de patas cravadas na lagoa, embora não se refiram a qualquer apelido mas sim aludem ao lugar por sugestão do próprio. Armas estas outorgadas por D. Pedro V, pelo Decreto de 02 de Julho de 1861.

O Sol: representa o turismo, a nova afirmação socioeconómica da Praia do Carvoeiro, sendo esta localidade uma das zonas do país com maior número de horas de insolação por ano.

No esquartelado da Bandeira/Estandarte da União das Freguesias de Lagoa e Carvoeiro, o ouro simboliza as areias douradas das praias da sua região (freguesia) e o esmalte púrpura representa o vinho que tanto afamou e leva o nome de Lagoa a todos os cantos do mundo.

O Brasão tem quatro torres porque o Brasão a extinta Freguesia de Carvoeiro já continha quatro, ao contrário do Brasão da extinta Freguesia de Lagoa que só continha três torres. Sendo o coronel da extinta Freguesia de Carvoeiro mais elevado, teria sempre que ser o escolhido.

Comentários

pub