Tertúlia sobre Artur Pastor celebra elevação de Albufeira a cidade

Exposição da obra do fotógrafo também está patente em Albufeira

A tertúlia “O País de Artur Pastor, a obra pelo olhar do filho” decorre no dia 23 de Agosto, às 21h00, no Arquivo Histórico de Albufeira, data em que aquela localidade celebra o 32º aniversário de elevação a cidade. 

São de Artur Pastor muitas das fotos que retratam Albufeira enquanto ainda era vila. Nesta tertúlia vai participar o filho do fotógrafo, também de nome Artur Pastor.

Artur Pastor, pai, é considerado como um dos grandes fotógrafos portugueses do século XX, testemunhando pela estética da imagem a realidade de Portugal quer no período da ditadura, quer depois do 25 de Abril.

«Fazendo passar pela fotografia a sua visão humanista e realista, Artur Pastor privilegiou as pessoas, os costumes, os labores rurais e piscatórios, assim como as paisagens de Portugal entre as décadas de 40 e 90», diz a Câmara de Albufeira.

«De sensibilidade inegável e de elevado apuramento estético, Artur Pastor é hoje reconhecido internacionalmente como um dos grandes fotógrafos do século passado, muito em especial pelo seu olhar original sobre a geometria da paisagem, sobre o branco na palete das cores da realidade portuguesa e sobre o rosto humano».

A tertúlia tem como objetivo complementar a exposição de fotografia “Albufeira por Artur Pastor”, patente no Arquivo Histórico de Albufeira e no Museu Municipal de Arqueologia até ao mês de Dezembro, e relembrar e partilhar histórias e memórias de um país, através da fotografia.

Esta iniciativa tem entrada livre.

Comentários

pub