Simulacro nas aldeias seguras de Arão e Porto de Lagos correu bem

Um simulacro para testar o estado de prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, bem como testar […]

Um simulacro para testar o estado de prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, bem como testar os procedimentos de emergência e evacuação da população, teve lugar este sábado, dia 7 de Julho, no Arão e no Porto de Lagos, duas das sete aldeias portimonenses em que estão a ser implementados os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

O exercício, que começou às 7h30 e envolveu mais de 50 operacionais, serviu, ainda, para treinar a articulação entre a Proteção Civil Municipal e os oficiais de Segurança Local.

O cenário envolveu dois incêndios em zonas de mato no Arão (freguesia da Mexilhoeira Grande) e no Porto de Lagos (freguesia de Portimão) e que obrigaram à evacuação preventiva destas populações.

No Arão e no Porto de Lagos, foram retiradas todos os habitantes, nomeadamente idosos e crianças. Todos os habitantes receberam primeiro, por sms, a informação de incêndio e depois de evacuação.

No final do primeiro exercício, que obteve «resultados positivos», foram identificados alguns pontos fracos, como «pessoas com mobilidade reduzida». Mas tudo será analisado e tomado em consideração, para garantir melhor apoio futuro.

No exercício participaram elementos da Proteção Civil Municipal, Bombeiros de Portimão, GNR, Sapadores Florestais e Juntas de Freguesia, bem como a própria população das duas aldeias.

Arão, Monte Canelas, Montes de Cima, Porto de Lagos, Rasmalho, Senhora do Verde e Vale Juncal são as sete localidades do concelho de Portimão integradas n os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

 

Fotos: Carla Almeida e Richard Marques

Comentários

pub