São Brás lança “Cheque Veterinário” para cuidar da saúde de animais em risco

A Câmara de São Brás de Alportel vai lançar o programa “Cheque Veterinário”, que permitirá cuidar de animais em risco, […]

A Câmara de São Brás de Alportel vai lançar o programa “Cheque Veterinário”, que permitirá cuidar de animais em risco, no concelho. Numa primeira fase, a iniciativa vai focar-se na esterilização de animais errantes.

O “Cheque Veterinário” resulta de um protocolo assinado entre a autarquia são-brasense e a Ordem dos Médicos Veterinários e está intergrado no Programa Nacional de Apoio à Saúde Animal para animais de companhia.

«O Cheque Veterinário visa a prestação de cuidados de saúde aos animais em risco, nomeadamente no que se refere à vacinação, à desparasitação e à esterilização, bem como outros tratamentos e urgências 24 horas», explicou a Câmara de São Brás de Alportel.

Para já, a autarquia pretende focar-se «na esterilização de animais errantes, de modo a evitar a propagação de animais abandonados, incidindo sobre animais que são alvo de intervenção dos serviços municipais incluindo aqueles que são integrados no abrigo de emergência».

«O protocolo, em vigor durante um ano, com possibilidade de renovação por períodos iguais, tem como objetivos a promoção da saúde pública, a educação das boas práticas de bem-estar animal, a prevenção do abandono dos animais, o controlo da população animal errante e a diminuição da população animal alojada no centro de recolha oficial», concluiu a Câmara de São Brás de Alportel.

Comentários

pub