RTA lembra como Algarve é “Bonito por Natureza” em campanha de sensibilização

Aproveitar, respeitar e proteger são os três pilares da nova campanha de sensibilização ambiental da Região de Turismo do Algarve […]

Aproveitar, respeitar e proteger são os três pilares da nova campanha de sensibilização ambiental da Região de Turismo do Algarve (RTA), lançada esta quarta-feira, 11 de Julho. 

Desde miúdos a graúdos, turistas e residentes, todos serão incentivados a adotar boas práticas ambientais no maior destino de férias do país.

“Algarve, Bonito por Natureza” é a assinatura desta campanha que estará na rua até ao final de Outubro, com foco na prevenção e na correta fruição do património natural da região algarvia.

A campanha centra-se em temas como a poluição atmosférica, a preocupação em manter as praias limpas, os comportamentos de risco junto às matas e florestas ou a correta fruição do cordão dunar e enfatiza o papel crucial da população residente e dos turistas, apelando à boa conduta na natureza sobretudo no Verão, altura mais seca do ano em que se registam picos muito elevados de temperatura, propícios a incêndios florestais.

«Queremos que esta campanha se afirme pela positiva, sirva de inspiração à mudança de atitudes e que se traduza na melhoria do nosso comportamento comunitário. Vamos preservar a beleza e a segurança do Algarve», afirma Desidério Silva, presidente da RTA.

Para a campanha ambiental, a RTA optou por privilegiar o online, pois é não só a forma de chegar a mais pessoas, como também a mais ecológica. As redes sociais, onde serão publicados diversos filmes produzidos especificamente sobre os temas da campanha, os outdoors, a rádio, a imprensa regional e o mobile são os meios de divulgação da iniciativa.

Os operadores turísticos não ficaram de fora, tendo sido desenvolvido um “Guia do Operador Amigo do Ambiente”, cujo objetivo é estimular o aparecimento de novas práticas relativamente à forma como estes se posicionam face às questões da promoção e da proteção ambiental.

Para representar a campanha, foi ainda criado um logótipo inspirado nos quatro elementos da natureza (terra, ar, água e fogo). A partir da agregação equilibrada destes elementos é possível identificar a representação figurativa de um dos elementos naturais, icónicos e nativos do Algarve: a esteva.

A campanha insere-se no âmbito da candidatura «Algarve Natural – Promoção e Valorização do Património Natural do Algarve», projeto cofinanciado pelo FEDER, através do CRESC Algarve 2020 – Programa Operacional Regional do Algarve.

Comentários

pub