Rotunda da Praia de Faro é o novo habitat de caranguejo gigante [com fotos]

O artista Tó Quintas é o autor da original escultura, que tem gerado muita curiosidade

A rotunda que dá acesso à Praia de Faro é agora o habitat de um caranguejo gigante, que está a surpreender os turistas e os muitos motards que por lá passam nesta época. A escultura é da autoria do artista algarvio Tó Quintas e foi colocada no local esta semana, virada em direção à Ria Formosa.

Uma das pinças, levantada como quem acena a quem passa, e os olhos redondos e azuis são o que mais destacam na peça e fazem com que muitos curiosos parem os seus veículos para levarem para casa uma recordação fotográfica, ou até uma selfie. A escultura tem 710 quilos, 3,60 metros de altura e foram necessários mais de 350 metros de calha de ferro para a construir, segundo disse ao Sul Informação Tó Quintas. Os olhos do caranguejo são de vidro «para brilhar, através do seu efeito refletor».

O artista plástico farense pensou em vários «animais relacionados com a Ria Formosa» e escolheu o caranguejo. Por considerar este animal «meio robótico», fez todo o sentido criá-lo com os materiais utilizados.

Esta escultura foi realizada numa parceria com o Comércio da Baixa de Faro – como já tinha acontecido com a cegonha gigante que pousou numa rua da cidade -, ACRAL e Câmara Municipal farense, num programa da autarquia que «pretende dinamizar a cidade e as suas atividades», revelou Tó Quintas.

Foram precisos dois meses de trabalho e um total de 250 horas para concluir o caranguejo gigante. O artista algarvio dispensou «entre 9 e 12 horas» por dia para concretizar uma obra que lhe deu «muito prazer» realizar. Esta será uma exposição definitiva naquele local da Praia de Faro, mas «ainda serão feitos alguns arranjos, como por exemplo as placas de trânsito», que poderão ser reorganizadas ou substituídas.

«A ideia inicial era colocar a peça no Largo de São Francisco em Faro, com maiores dimensões, para as pessoas passarem por baixo», mas como a baixa da capital algarvia «já tem várias obras, decidiu-se escolher um sítio desocupado» como era o caso daquela rotunda. Para o futuro, está prevista a «possibilidade de construir uma nova escultura» para o concelho de Faro, concluiu Tó Quintas.

O animal que serviu de inspiração para esta nova obra de arte é conhecido como caranguejo-violinista, cuja espécie é residente na Ria Formosa, facilmente reconhecida devido ao tamanho de uma das suas pinças, que é muito maior do que a outra. A associação do caranguejo ao instrumento musical deve-se à forma como este se alimenta, parecendo estar a tocar violino. Esta espécie faz parte da família dos Ocipodídeos e pode ser encontrada em todo o oceano Atlântico.

Fotos: Gonçalo Dourado/Sul Informação

Comentários

pub