Rastreio do cancro da mama decorre em Faro até Outubro

Novo rastreio é feito em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve

A Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve está a promover, até Outubro, um rastreio do cancro do mama, em Faro. 

Todas as mulheres dos 50 aos 69 anos inscritas no Centro de Saúde vão receber uma carta do Núcleo de Rastreios da ARS Algarve com a marcação e convite para realizarem, de forma gratuita, uma mamografia digital na Unidade Móvel que se encontra instalada junto ao Centro de Saúde de Faro, das 9h00 às 18h45 (dias úteis) e alguns sábados das 9h00 às 13h00.

O rastreio está previsto decorrer até ao dia 10 de Outubro.

Segundo a ARS, «o rastreio é efetuado na Unidade Móvel de Rastreio do Cancro da Mama a 3D, com Tomossíntese e diagnóstico assistido por computador (CAD)».

O Algarve é «a primeira região do país a realizar em toda a região o rastreio com esta tecnologia de última geração, o que permite aumentar significativamente a taxa de deteção de cancros da mama, reduzir os falsos positivos e o número de mulheres chamadas à consulta de aferição, reduzir a dose de radiação aplicada em cada exame e reduzir os custos do programa».

O Programa de Rastreio do Cancro da Mama no Algarve, efetuado em parceria com a Associação Oncológica do Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve, começou em Setembro de 2005 e é realizado através de uma unidade móvel que percorre todos os concelhos do Algarve, encontrando-se neste momento na sexta volta, sendo a convocatória, referenciação, gestão e monitorização do programa efetuado pelo Núcleo de Rastreios da ARS Algarve.

Em caso de dúvida (e se ainda não recebeu a carta a convidá-la para a realização do exame), contacte o Núcleo de Rastreio da ARS Algarve através da linha de atendimento 289 88 99 12 (dias úteis das 10h00 às 17h00 horas) ou do e-mail: [email protected].

Comentários

pub