Portimão realiza simulacro para testar dispositivo de resposta a incêndios rurais

Um simulacro para testar o estado de prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, bem como testar […]

Um simulacro para testar o estado de prontidão do dispositivo de resposta a incêndios rurais em Portimão, bem como testar os procedimentos de emergência e evacuação da população, vai ter lugar este sábado, dia 7 de Julho, no Arão e no Porto de Lagos, duas das aldeias portimonenses em que estão a ser implementados os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”.

O exercício, que começa às 7h30 e envolve mais de 50 operacionais, servirá, ainda, para treinar a articulação entre a Proteção Civil Municipal e os Oficiais de Segurança Local.

O cenário envolve dois incêndios que deflagrarão em zonas de mato no Arão (freguesia da Mexilhoeira Grande) e no Porto de Lagos (freguesia de Portimão) e que obrigarão à evacuação preventiva destas populações (às 10h30 no Arão, e pelas 11h00 no Porto de Lagos.

Desta forma, será possível «testar os percursos de evacuação e os locais de refúgio recentemente criados e identificados nos aglomerados populacionais», segundo a Câmara de Portimão.

Estes são os primeiros de sete simulacros que a Câmara de Portimão vai promover, através do seu serviço de Proteção Civil, noutras tantas aldeias do concelho. As localidades em causa são aquelas onde chegaram os programas “Aldeia Segura” e “Pessoas Seguras”, nomeadamente Arão, Monte Canelas, Montes de Cima, Porto de Lagos, Rasmalho, Senhora do Verde e Vale Juncal.

O “Aldeia Segura” «arrancou em Janeiro, com uma campanha massiva na defesa do espaço rural».

O “Pessoas Seguras” arrancou em Junho, «com a apresentação oficial dos “Oficiais de Segurança Local” e respetivos substitutos e instalação de pórticos informativos e sinalização para locais de refúgio em cada aglomerado».

«Com estas atividades o Município de Portimão pretende testar a organização interna e capacidade de resposta a emergências deste género, servindo este tipo de exercício para corrigir erros e identificar eventuais necessidades de melhoria face aos riscos existentes, assim como para validar operacionalmente os procedimentos e planos de evacuação implementados», concluiu a Câmara de Portimão.

No exercício de amanhã, vão participar elementos da Proteção Civil Municipal, Bombeiros de Portimão, GNR, Sapadores Florestais e Juntas de Freguesia.

Comentários

pub