Portimão estuda ligação de ferry a Espanha e Marrocos

Ferry entre o Funchal e Portimão concluiu hoje a sua terceira viagem

Depois do Funchal, quer ligar-se, por ferry, a Espanha e a Marrocos. A intenção foi revelada esta terça-feira na cerimónia oficial de receção do Volcan de Tijarafe, que concluiu hoje a terceira viagem entre a capital da ilha da Madeira e a cidade portimonense.

José Luís Cacho, presidente do conselho de administração dos Portos de Sines e do Algarve, adiantou que, «para o futuro, estão em avaliação ligações de ferry para Espanha e Marrocos» e Ana Paula Vitorino, ministra do Mar, que também marcou presença na cerimónia, confirmou estes contactos.

Ana Paula Vitorino e Isilda Gomes

«Há ligações que poderão existir, por exemplo a Marrocos, mas também a outras regiões. Tem que ser regiões que estejam próximas numa primeira fase, mas, quando tivermos maiores fundos, poderemos ter navios maiores e candidatar-nos a ter cruzeiros mais longínquos. Nesta fase, estão a existir contactos e vamos ver como é que corre», disse a ministra.

Esta possibilidade também agrada a Isilda Gomes, presidente da Câmara de Portimão, que mostrou «vontade de alargar este tipo de operação a outras zonas do globo. Estas ligações dão-nos outro tipo de opções de mobilidade e formas atrativas de fazer o transporte de turistas».

Para já, depois de um interregno de seis anos, foi retomada a ligação por ferry ao Funchal que, segundo a ministra, «produz uma nova alternativa que vem trazer mais coesão territorial, viabilizando a continuidade territorial de outra forma. Também é uma maneira de potenciar o turismo quer no Algarve, quer na Madeira, e um tipo de turismo que, muitas vezes, não é possível por via aérea, que é o turismo familiar. As famílias podem deslocar-se com o carro, por um preço acessível, mais barato que o avião», realça.

O Volcan de Tijarafe faz, atualmente, uma ligação semanal entre o Funchal e Portimão, mas Ana Paula Vitorino não fecha a porta a um aumento de frequências. «O que ficou combinado entre o Governo Regional da Madeira e o Governo foi que começaríamos por ter um serviço durante os meses de Verão. Vamos ver como evolui, se correr bem continua, se correr muito bem, podemos alargar quer o período de funcionamento, quer a frequência semanal. Pela amostra que temos, tem estado a crescer e espero alargar o prazo, para que não sejam necessários apoios para manter o serviço».

Esta terça-feira chegaram a Portimão, no ferry, 290 passageiros e 83 viaturas e partiram em direção ao Funchal 268 passageiros e 79 veículos. O Volcan de Tijarafe tem capacidade para 1000 passageiros e 300 veículos.


Veja as fotos da cerimónia e do navio:

Fotos: Gonçalo Dourado/Sul Informação

Comentários

pub