Peças do novo artesanato de Loulé expostas nos Estados Unidos

As peças foram criadas no âmbito da residência “Designers de Loulé”

O novo artesanato louletano vai atravessar o Atlântico para se dar a conhecer nos Estados Unidos da América. As taças “Empreita à Hora”, desenvolvidas pelo designer Henrique Ralheta, em colaboração com as artesãs Odete Dias (empreita) e Júlia Laurência (costura), no âmbito da residência artística “Designers de Loulé”, fazem parte da coleção que está a ser exposta na Sol Koffler Gallery, em Providence, no estado de Rhode Island.

A exposição “Como se Pronuncia Design em português? 2000-2018” está a ser promovida pelo Museu do Design e da Moda, ao qual a Câmara de Loulé ofereceu as taças “2 Horas” e “8 Horas”, ambas da coleção “Empreita à Hora».

O nome das peças, que foram desenvolvidas em 2016 e 2017, remete para o tempo necessário para as criar. A ideia é chamar a atenção para o custo do trabalho de um artesão, que, na visão do designer Henrique Ralheta, muitas vezes não se reflete no valor de venda das peças.

«Na técnica da “Empreita”, antes de se dar forma aos objetos tece-se uma longa trança de palma. O comprimento dessa trança corresponde aqui, diretamente, ao tempo de trabalho. Quanto maior o diâmetro, maior o tempo despendido na produção da peça. Quanto deverá custar um produto que tem em si 8 horas de trabalho especializado, carregado com a arte, a história e a identidade de um território?», questiona a Câmara de Loulé, numa referência à vertente social que o “Designers de Loulé” assumiu.

Henrique Ralheta, o curador da residência promovida em 2016 pela autarquia louletana no âmbito do projeto Loulé Criativo, e os também designers louletanos Hugo Silva e Vanessa Domingos, trabalharam ao longo de vários meses com artesãos locais para criar novos produtos artesanais com uma marcada identidade louletana.

O resultado foram peças variadas, criadas com as mais diversas técnicas e com um design moderno, entre as quais as duas taças que estão agora em exposição nos Estados Unidos.

Comentários

pub