Parque Municipal de Loulé expande-se e ganha mais dois hectares de espaço

O Parque Municipal de Loulé vai ganhar mais dois hectares de espaço, numa obra que vai reforçar «os espaços para […]

O Parque Municipal de Loulé vai ganhar mais dois hectares de espaço, numa obra que vai reforçar «os espaços para o lazer e prática de desporto informal na cidade».

O auto de consignação da empreitada de construção da segunda fase do Parque Municipal foi assinado esta quarta-feira, 4 de Julho.

Esta ampliação será realizada num terreno com cerca de dois hectares, na zona Norte do Parque, junto ao Skate Parque, num local onde em tempos funcionou o “Bairro de Santa Luzia”.

O projeto procura dar continuidade funcional e conceptual à primeira fase do Parque Municipal, nomeadamente ao nível da continuação dos percursos já existentes, os materiais utilizados, as redes de infraestruturas, mobiliário e ajardinamentos.

Com o objetivo de reforçar os espaços de lazer e atividade física informal, haverá um novo relvado sintético, sem balizas o que permitirá a realização de outras atividades informais, uma pista de 100 metros com um pavimento em borracha mais amortecedora para os praticantes de corrida de manutenção e que poderá estimular a prática do atletismo, uma zona de street workout, a criação de uma plataforma para a prática de petanca numa zona já arborizada, com sombra para proteger os praticantes, e ainda um campo de basquetebol com uma tabela (“Street Basket”).

Com este alargamento do Parque Municipal pretende-se reforçar a arborização com a plantação de mais espécies, aumentado a já considerada área verde daquele espaço.

Também será introduzida iluminação com tecnologia LED. Com o intuito de potencializar a função social do Parque, está prevista a colocação de novo mobiliário urbano como bancos, mesas para merenda ou jogo.

O projeto contempla ainda a criação de um parque estacionamento de apoio com cerca de 60 lugares. O valor previsto nesta intervenção é de cerca de 1,2 milhões de euros e o prazo de execução de um ano e meio.

Para Vítor Aleixo, presidente da Câmara de Loulé, o alargamento do Parque Municipal enquadra-se «nas políticas municipais que promovem novos estilos de vida, mais conviviais e de fruição da natureza, assim como de estímulo à prática da atividade física informal na linha daquele que é o ‘compromisso’ da autarquia com o desporto».

Comentários

pub