“Mercado de Cultura… à Luz das Velas” levou 50 mil pessoas a Lagoa

O “Mercado de Cultura… à Luz das Velas” levou, de 5 a 8 de Julho, 50 mil pessoas a Lagoa.  […]

O “Mercado de Cultura… à Luz das Velas” levou, de 5 a 8 de Julho, 50 mil pessoas a Lagoa. 

Ao longo de quatro noites as ruas do centro histórico de Lagoa «foram estreitas para receber os muitos curiosos que decidiram sentir um pouco mais de perto a cultura africana, através da sua música – uma oferenda feita de instrumentos belos e simples, das danças, cujos ritmos a todos envolvem, dos aromas e da soberba arte e artesanato», diz a Câmara de Lagoa.

Iluminadas por milhares de velas que configuram os diferentes símbolos africanos adinkra, bem como símbolos genéricos que caraterizam o vasto continente africano, «as noites correram de forma bonita e animada, plena de comércio, boa música e muitos sorrisos».

A animação musical, marcada pelas muitas exibições de Aboubacar Syla & Doudou Ngom (Guiné Conacri/Senegal), Kilema (Madagáscar), Muhsilwan (Sudão/Marrocos/Guiné Conacri), Yeliké & Gassim Camara (Guiné Conacri), Zé Manel Martins Quarteto (Angola), Cherif Bacisko (Guiné-Bissau) e Adinkraene (Gana/Costa do Marfim/Senegal/Mali e Guiné Conacri) «tornaram as noites inesquecíveis ao som da kora e de instrumentos contruídos com muito labor e criatividade».

E não faltaram ainda workhops de danças e percussões, animação inusitada com dois gigantes africanos que percorreram a feira, gastronomia, pela mão da cozinheira africana Carla Costa, cujo saber transformou, todos os dias, os claustros do Convento de São José num espaço de gastronomia afro – lusófona e artes, através da exposição de estátuas africanas “Mãe África – a mulher, a fertilidade na África negra”, em exibição na sala de exposições do Convento.

O Mercado de Culturas… à Luz das Velas regressa para o ano. A próxima edição já está agendada para dias 4, 5, 6 e 7 de Julho de 2019, e a temática cultural será o Mediterrâneo.

Comentários

pub