LPN comemora 70º aniversário em Castro Verde e amanhã é condecorada pelo PR

Uma festa para sócios e amigos no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho marcou o arranque de um ano de comemorações

A Liga Para a Proteção da Natureza (LPN) celebrou ontem, dia 28 de Julho, o seu 70º aniversário. Esta é uma data marcante não só na história da própria associação, mas também do Ambiente em Portugal, pois a LPN é a mais antiga Organização Não Governamental de Ambiente da Península Ibérica, o que justificou a homenagem do dia 28 de Julho ter sido instituído em 1998 como o Dia Nacional da Conservação da Natureza.

As comemorações arrancaram ontem em Castro Verde, no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, onde funciona o mais bem sucedido projeto da LPN, várias vezes premiado a nível nacional e internacional. Amanhã, no Palácio de Belém, a LPN será condecorada pelo Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Eugénio Sequeira, presidente da Direção Nacional da LPN, salientou que «esta primeira iniciativa em Castro Verde dará o arranque das celebrações dos 70 Anos da LPN, que contará com diversos eventos que irão decorrer até 28 de Julho de 2019 e com os quais pretendemos dar o mote para um maior debate sobre o Ambiente e a Conservação da Natureza em Portugal».

O programa, apresentado ontem no Vale Gonçalinho, Castro Verde, inclui ações de voluntariado, na Quinta da Moenda, em Vila Nova de Poiares (propriedade da LPN e que se pretende venha a ser um centro de demonstração de boas práticas florestais), no dia 28 de Agosto, bem como no Montado, com plantação de azinheiras, em Portel (Outubro), no Litoral, na Área de Paisagem Protegida da Caparica, em Almada (Dezembro), e, em Abril, em Porto de Mós, no Parque Natural da Serra d’Aire e Candeeiros.

Serão ainda organizados debates, com o título geral de «Estado do Ambiente». O primeiro será em finais de Setembro, no Algarve, tendo como tema «A conservação em meio costeiro e marinho», o segundo em Novembro, em Évora, sobre «Os valores naturais e a gestão das áreas naturais».

Em Janeiro, o debate terá como tema “Políticas de uso e conservação de Solos” e será em Braga. Em Coimbra, em Março, irá debater-se “A Floresta e os modelos de gestão”, enquanto em Lisboa, a fechar este ciclo de debates, irá falar-se, em Maio, sobre “O Desenvolvimento Sustentável em contexto de Alterações Climáticas e Mudança Global”, em Lisboa.

Em Fevereiro, haverá um passeio nas Zonas Húmidas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Poço das Rãs, na Turfeira da Mourela. Em Junho, será Castro Verde a receber uma atividade de anilhagem.

Finalmente, a culminar um ano intenso de celebração, no dia 28 de Julho de 2019,serão entregues os Prémios LPN para a Conservação da Natureza, no Parque Natural da Arrábida, intimamente ligado à génese da associação.

As comemorações do 70º Aniversário da LPN irão incluir outras iniciativas ao longo destes 12 meses, que serão anunciadas oportunamente, como o “Jantar LPN” e o “Seminário Conservação da Natureza e o Ambiente em Portugal”.

Eugénio Sequeira explicou que, «com este Programa de Comemorações dos 70 anos da LPN, pretende-se também promover uma descentralização das iniciativas, com propostas em todas as regiões de Portugal continental e aprofundar diagnósticos locais e regionais, incluindo alguns locais que fazem também parte da história da LPN».

Na festa em Vale Gonçalinho, foram agraciados alguns dos mais de 100 sócios que o são há mais de 35 anos (metade da idade da LPN), nomeadamente Ana Luísa Baeta Neves, filha do professor Baeta Neves, fundador da associação, em 1948.

A LPN é a mais antiga Organização Não Governamental de Ambiente da Península Ibérica, tendo sido fundada em 28 de Julho de 1948, numa altura em que Portugal atravessava um dos períodos mais sombrios da sua história e que falar de ambiente representava uma ameaça.

 

 

Clique aqui para conhecer mais sobre a LPN

 

PROGRAMA ANUAL DE COMEMORAÇÕES

28.07.18, sábado, “Sol-posto na estepe” – Arranque das celebrações dos 70 Anos, no Centro de Educação Ambiental do Vale Gonçalinho, em Castro Verde

28.08.18, terça-feira, Atividade de Voluntariado pela Floresta na Quinta da Moenda, em Vila Nova de Poiares.

28.09.18, sexta-feira, Debate do “Estado do Ambiente” no Algarve: “A conservação em meio costeiro e marinho”, em Lagoa.

28.10.18, domingo, Atividade de Voluntariado no Montado, com plantação de azinheiras e Aula ao Ar livre com demonstração de boas práticas de gestão, em Portel.

28.11.18, quarta-feira, Debate do “Estado do Ambiente” no Alentejo: “Os Valores Naturais e a gestão das Áreas Classificadas”, em Évora

28.12.18, sexta-feira, Atividade de Voluntariado no Litoral, na Área de Paisagem Protegida da Costa da Caparica, em Almada.

28.01.19, segunda-feira, Debate do “Estado do Ambiente” no Norte: “Políticas de uso e conservação de Solos”, em Braga.

28.02.19, quinta-feira, Passeio nas Zonas Húmidas do Parque Nacional da Peneda-Gerês, em Poço das Rãs, Turfeira da Mourela.

28.03.19, quinta-feira, Debate do “Estado do Ambiente” no Centro: “A Floresta e os modelos de gestão”, em Coimbra.

28.04.19, domingo-feira, Atividade de voluntariado na Serra d’Aire e Candeeiros, em Porto de Mós.

28.05.19, terça-feira, Debate do “Estado do Ambiente” em Lisboa: “O Desenvolvimento Sustentável em contexto de Alterações Climáticas e Mudança Global”, em Lisboa.

28.06.19, sexta-feira, Atividade de anilhagem, em Castro Verde.

28.07.19, domingo, Prémios LPN para a Conservação da Natureza, no Parque Natural da Arrábida.

 

Atualizado às 17h51, acrescentando a lista completa de iniciativas previstas

 

 

 

Comentários

pub