Lagoa Wine Show levou 9 mil pessoas ao centro da cidade

O Lagoa Wine Show levou 9 mil pessoas ao centro da cidade de Lagoa, de 29 de Junho a 1 […]

O Lagoa Wine Show levou 9 mil pessoas ao centro da cidade de Lagoa, de 29 de Junho a 1 de Julho, para ouvir fado e saborear vinhos do Algarve.

O facto de o evento se ter mudado para as ruas do coração da cidade «é uma aposta ganha», refere a Câmara de Lagoa.

O Lagoa Wine Show, que ocupou durante três noites a Praça da República, o Largo Alves Roçadas e a Rua Coronel Figueiredo, atraiu à cidade 3 mil visitantes por noite e mais de 30 expositores das regiões vitivinícolas do Algarve, Alentejo, Lisboa, Tejo, Setúbal, Bairrada, Dão e Vinhos Verdes.

O conceito de Vinho, Gastronomia e Fado encheu as ruas da cidade e o seu público não desanimou com a chuva que se fez sentir no primeiro dia.

Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, manifestou-se «muito satisfeito com a passagem deste certame do Centro de Congressos do Arade para o centro da cidade», justificando o investimento que foi feito no nas artérias comerciais como forma de dinamizar o comércio local.

Miguel Freitas, secretário de Estado do Desenvolvimento Rural e Florestas, que marcou presença no dia inaugural, elogiou o evento afirmou que Lagoa é «a Capital do Vinho no Algarve», referindo ainda que «vivemos um tempo bom no vinho e na vinha no Algarve. É verdade que a área tem vindo a diminuir, mas a produtividade disparou e hoje a qualidade do vinho algarvio é reconhecida a nível nacional».

O secretário de Estado provou um pouco do programa do Lagoa Wine Show, na companhia de Fernando Severino, da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve, Francisco Martins, presidente da Câmara de Lagoa, e Luís Encarnação, vice-presidente da autarquia, Águas da Cruz, presidente da Assembleia Municipal, e representantes das juntas de freguesia do concelho e da Confraria Enófila e Gastronómica do Algarve.

O fado trouxe «excelentes momentos de partilha, em três palcos e algumas janelas». O chef Telmo Jacinto deixou no ar várias sugestões simples de concretizar através dos seus shows de cozinha ao vivo: Arroz de tomate e cavala com azeite de coentros; pataniscas de vegetais; caldo verde com pão com chouriço, alho e orégãos; caldo verde com pão com chouriço vegetariano; assadura de carne de porco sobre tiborna ou tofu grelhado em escabeche sobre tiborna, sempre harmonizado com vinhos do Algarve.

Comentários

pub