Festas de Santo André levam «festa e muita fé» à Penina

Festividades cumprem, este ano, 26 de existência

As Festas em Honra de Santo André realizam-se nos dias 4, 5, 11 e 12 de Agosto, em «dois fins de semana de festa» e «muita fé», no Largo da Igreja da Penina, em Alvor (Portimão). 

O Centro Apostólico de Santo André, situado na Igreja da Penina em Alvor, vai realizar nestes dias as tradicionais festas em honra do padroeiro da Igreja da Penina e nas quais «as atividades recreativas e a animação musical têm papel de relevo, reunindo centenas de residentes e turistas em convívio e confraternização», diz a Câmara de Portimão.

No programa litúrgico haverá missas marcadas para os dias 5 e 12 de Agosto, em ambos os casos às 12h15, enquanto que, em todos os dias das Festas de Santo André, os arraiais começam a partir das 20h00 no Largo da Igreja da Penina, com a atuação dos seguintes artistas, a partir das 21h00: Fernando Pereira (4 de Agosto), Humberto Silva (5 de Agosto), Irmãos Cabanas (11 de Agosto) e João Paulo Cavaco (12 de Agosto).

Além da componente religiosa, fazem parte do programa os comes e bebes e música popular para dançar, num evento em que os fundos recolhidos revertem a favor daquela igreja.

«A Festa de Santo André tem muita história e por lá já passaram grandes artistas. Os comes e bebes, as famosas e deliciosas “Filhós de Santo André” e as quermesses fazem com que a Festa em honra deste padroeiro proporcione a todos grandes momentos de diversão», explica a autarquia.

As Festas em honra de Santo André tiveram início no verão de 1992 e, este ano, celebram 26 anos. Tudo começou com um grupo de jovens que pretendia arranjar fundos para uma Peregrinação a Roma – Itália, para assistirem à Beatificação de 51 Mártires Clareteanos que acontecia a 25 de Outubro de 1992, uma vez que pertenciam à congregação dos Padres da Paróquia de Alvor.

Esta tradicional festividade, que se realiza sempre nos dois primeiros fins de semana de Agosto, tem entrada gratuita, é organizada pelo Centro Apostólico Santo André e conta com os apoios da Junta de Freguesia de Alvor e da Câmara Municipal de Portimão.

Comentários

pub