Fernando Mendes leva “Insónia” a Portimão

O Gordo vai brincar… com coisas sérias

O espetáculo de humor “Insónia”, do comediante Fernando Mendes, vai estar em exibição de 2 a 25 de Agosto, no Teatro Municipal de Portimão.

As sessões realizam-se às quintas-feiras, sextas-feiras e sábados, às 22h00, numa peça em que o Gordo brinca «com coisas sérias».

Em “Insónia”, Fernando Mendes estará a solo e encarnará Custódio Reis, um vendedor de vinhos e licorosos, que vive com a corda no pescoço. Tanto financeiramente, como familiarmente. «É o comum português de classe média, que vive afogado em dívidas e créditos», lê-se na sinopse.

«Custódio encontra-se à beira do divórcio. A mulher Sónia esgotou de vez a sua paciência para com um marido que é cada vez mais um falhado e um tipo sem rumo ou grandes objetivos de vida além de comer, beber e dormir.
É um marido ausente e um pai ainda mais. Não tanto por falta de amor, mas mais de energia… Custódio sente-se cansado, pesado e sem paciência», conta ainda.

«A única ginástica que faz é financeira e a pouca pachorra que ainda vai tendo é para o trabalho. Aos dezassete anos começou a trabalhar como padeiro. Hoje em dia, vende vinho, mas, na verdade, é quase tanto aquele que bebe como aquele que vende. Até gosta do que faz e acha-se entendido em vinhos, não o sendo verdadeiramente».

Certa noite, Custódio, «que sempre teve preguiça de pensar muito na sua vida, pára para pensar e não consegue dormir. Tem uma terrível insónia. Uma insónia onde vai questionar tudo na sua vida e tentar encontrar soluções. Só que, por mais que grande parte dos seus problemas tenham soluções óbvias, para um homem que foi toda a vida assim, a mudança não parece fácil».

«Assistimos, então, a uma hilariante crise interior pela qual, em tempo real, Custódio vai passar, na tentativa de alcançar a paz de alma necessária para que volte a conseguir dormir».

Pelo meio desta ‘Insónia’ vamos assistindo a alguns programas de televisão que Custódio vai vendo para ver se chama o sono.

Comentários

pub