Farol de Alfanzina em Carvoeiro abre a visitas em Julho e Agosto com ajuda de jovens

O Farol de Alfanzina, em Carvoeiro (Lagoa), está aberto a visitas durante os meses de Julho e Agosto.  As visitas […]

O Farol de Alfanzina, em Carvoeiro (Lagoa), está aberto a visitas durante os meses de Julho e Agosto. 

As visitas estão a ser efetuadas, até ao dia 31 de Agosto, de terça-feira a domingo, entre as 14h30 e as 18h30, com o apoio de jovens voluntários entre os 16 e os 30 anos que se candidataram ao programa de ocupação dos tempos livres do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), “Geração Z”, através do Portal da Juventude.

Para que o farol esteja aberto foi assinado, no passado dia 3 de Julho, um protocolo entre a Câmara de Lagoa, a Direção-Geral da Autoridade Marítima e o “Lagoa Académico Clube”.

Este protocolo surge com o sentido de fomentar e promover o voluntariado, e, concretamente, o voluntariado cultural, não só no Farol de Alfanzina, mas também noutras atividades que sejam consentâneas com os princípios em causa.

A autarquia de Lagoa pretende, assim, «desenvolver um conjunto de iniciativas que diversifiquem, qualifiquem e inovem as políticas culturais; valorizem o património histórico e museológico, os valores da cultura imaterial presente no seu território; e garantam o contacto e a interatividade das comunidades locais».

Ao “Lagoa Académico Clube”, parceiro no protocolo, cabe articular com os jovens voluntários as visitas ao Farol de Alfanzina.

O Farol de Alfanzina é um dos 30 faróis do Continente, seis dos quais no Algarve, é uma infraestrutura de apoio à navegação, garantindo a segurança ao tráfego marítimo.

Comentários

pub