Corte de árvores em zona protegida de Cacela Velha suspenso devido a infrações nas arribas

Os trabalhos de limpeza, que levaram ao abate de dezenas de árvores num terreno no Parque Natural da Ria Formosa, […]

Foto: Teresa Patrício

Os trabalhos de limpeza, que levaram ao abate de dezenas de árvores num terreno no Parque Natural da Ria Formosa, em Cacela Velha, foram esta quinta-feira suspensos, devido a infrações nas arribas, confirmou ao Sul Informação fonte da GNR.

Segundo apurou o Sul Informação, o Instituto Nacional de Conservação e Florestas (ICNF) suspendeu hoje a limpeza devido ao facto de as máquinas terem afetado as arribas daquela zona, junto à Ria Formosa.

«A desmatação já foi suspensa e vão ser levantadas contraordenações pois andaram a limpar além daquilo que podiam», referiu a fonte da GNR.

Quando o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR esteve no local, esta quarta-feira, 4 de Julho, ainda não «tinham mexido nas arribas», disse a mesma fonte.

Esta limpeza do terreno, que abateu dezenas de árvores, está em curso num terreno particular que está em zona protegida pela Reserva Agrícola Nacional (RAN) e Reserva Ecológica Nacional (REN), bem como em pleno Parque Natural da Ria Formosa, perto da Fortaleza de Cacela Velha.

O Sul Informação continua a tentar obter mais esclarecimentos por parte do ICNF e do gabinete do Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, mas até agora as respostas desses organismos ainda não chegaram.

Os deputados José Carlos Barros e Cristóvão Norte, eleitos pelo PSD no círculo de Faro, já pediram, entretanto, esclarecimentos a João Matos Fernandes, ministro do Ambiente, sobre este abate de árvores, em Cacela Velha, em pleno Parque Natural da Ria Formosa.

Comentários

pub