Conferência fala sobre educação e cinema na Universidade do Algarve

Uma conferência sobre educação e cinema realiza-se no dia 10 de Julho, às 15h30, no auditório 1.4 do Complexo Pedagógico […]

Uma conferência sobre educação e cinema realiza-se no dia 10 de Julho, às 15h30, no auditório 1.4 do Complexo Pedagógico do Campus da Penha, da Universidade do Algarve (UAlg), em Faro. 

Esta conferência, intitulada “Cinema e Educação: da produção à receção”, apresenta uma perspetiva inversa ao habitual, partindo do ponto de vista do cinema e do audiovisual, para refletir sobre como a Educação – como leitura de mundo (Paulo Freire) e responsabilidade pelo mundo (Hanna Arendt) – contribui com os processos de criação artística, seja na produção descentralizada, nos processos colaborativos, nos projetos de criação que incorporam a experiência do público, nas pedagogias das imagens.

Paula Nunes, professora e investigadora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), participará nesta iniciativa, de entrada é livre, para partilhar e discutir as possibilidades do encontro entre o Cinema e a Educação, nomeadamente as metodologias e experiências de produção de conhecimento através do cinema e do audiovisual na Educação.

Ana Paula Nunes é professora adjunta de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB).

Com formação académica em Cinema (mestre e graduada pela Universidade Federal Fluminense), é doutora em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia – UFBA (2016), tendo realizado “Doutorado Sanduíche” no Centro de Investigação em Artes e Comunicação, na Universidade do Algarve (2014).

Trabalha e pesquisa sobre cinema e educação desde 1998, quando se tornou membro da ONG CINEDUC – Cinema e Educação.

A iniciativa é promovida pelo Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC) da Universidade do Algarve e Cineclube de Faro.

Comentários

pub
pub