Cheira bem no stand de móveis de madeira do senhor Sobral na FACECO

Artesão da madeira traz à FACECO móveis feitos à mão com madeiras de vários tipo e sempre de formas orgânicas

Manuel José Sobral pegou em 20 toneladas de madeira dos cedros abatidos ao longo das estradas nacionais, no concelho de Odemira, e está a transformá-las em móveis de formas orgânicas, que constrói à mão.

Até ao próximo domingo, dia 22 de Julho, os seus móveis e artesanato em madeira podem ser vistos, comprados, encomendados e até cheirados – a madeira de cedro cheira tão bem! – na FACECO – Feira das Atividades Culturais e Económicas do Concelho de Odemira, que está a decorrer em São Teotónio.

No meio do seu stand, logo à entrada do pavilhão do artesanato – e onde só estão presentes artesãos odemirenses -, está uma enorme mesa, feita de madeiras de casquinha e cedro. Mas há também armários, louceiros, com portas decoradas com placas de cortiça ou fatias de troncos de madeiras variadas, espelhos, cadeiras, bancos, cómodas e até um cadeirão feito em choupo, que não esconde as formas retorcidas da árvore de origem.

A maior parte da madeira de cedro comprou-a no enorme concelho de Odemira. «Abateram os cedros todos ao rés das estradas. Só eu comprei 20 toneladas de cedro, mas havia paus de mil e tal quilos», contou ao Sul Informação.

Manuel José Sobral, que tem a sua oficina nas Malhadinhas, perto de Vila Nova de Milfontes, tem 51 anos e começou a trabalhar aos 13. «Ganhava 5 euros por mês», nessa altura, recorda. «Muitas coisas aprendi às minhas custas, ia vendo, ia tentando fazer», explica.

Os seus móveis são vendidos no concelho, mas também tem gente que vem de fora para os comprar. Os nós da madeira, as formas retorcidas dos troncos, as diferentes texturas e cores, tudo isso é aproveitado para dar um toque diferente e orgânico a cada móvel que faz. «Nunca faço nada igual ao que fiz antes. A madeira às vezes pede outras coisas…»

O marceneiro leva um dia a fazer uma mesa como a que agora apresenta na FACECO. Por ano, faz «mais de 20 móveis».

É que Manuel José Sobral tem outro negócio: as casas de madeira, de vários formatos e tamanhos, que produz com madeiras tratadas que importa da Alemanha e da Suécia. Na sua oficina trabalha ele e mais dois.

E há quem queira aprender o ofício de marceneiro e carpinteiro? «Hoje em dia quem é que quer aprender alguma coisa?», interroga, em jeito de resposta.

Se quiser conhecer o trabalho de mestre Manuel José Sobral, só tem que visitar a FACECO até ao próximo domingo, 22 de Julho. Esta sexta-feira, primeiro dia do certame, a feira está aberta até à meia noite. Amanhã e domingo abre às 11h00, fechando à meia noite sábado e às 22h00 no último dia.

 

Manuel José Sobral – MJS Artesanato
Malhadinhas, Vila Nova de Milfontes
Telemóvel: 965085324

 

Fotos: Elisabete Rodrigues | Sul Informação

Comentários

pub