Castro Marim já tem Posto de Emergência Médica a funcionar 24 horas no Azinhal

Apoio financeiro da Câmara de Castro Marim foi fundamental para que ambulância do INEM começasse a funcionar

O novo Posto de Emergência (PEM) do concelho de Castro Marim, sediado no Centro Multiusos da aldeia do Azinhal, já está a funcionar 24 horas por dia, com uma ambulância do INEM equipada com os mais modernos equipamentos de socorro e emergência, como o desfibrilhador automático externo.

A Câmara de Castro Marim, cujo apoio permitiu iniciar o funcionamento do PEM, salienta que «esta nova valência vem suprimir a carência de uma mais acessível prestação de socorros, em caso de sinistrados ou doença súbita, que afetava o concelho».

O Posto resulta de um protocolo estabelecido entre o Instituto de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim.

Uma vez que em Castro Marim não há corpo de bombeiros, o do vizinho concelho de Vila Real de Santo António fica responsável pela operacionalização da ambulância de socorro do INEM, permitindo reforçar e melhorar a resposta aos pedidos recebidos através do Número Europeu de Emergência Médica – 112.

Ao todo, serão oito bombeiros, de modo a constituir quatro equipas de dois elementos, em turnos de 12 horas cada, o que representa, garantiu o comandante dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António, um custo de 146.600 euros por ano.

O comandante Nuno Pereira salientou que se trata de um custo desfasado do subsídio que a associação recebe do INEM. É que, «tendo por base o número de serviços prestados no concelho de Castro Marim nos últimos anos, estima-se que o INEM conceda à associação cerca de 45.600 euros».
Os restantes 101 mil euros são garantidos pela Câmara de Castro Marim, sem a qual o PEM não poderia ser uma realidade.

Luís Meira, presidente do INEM, realçou a entrada em funcionamento deste PEM de Castro Marim, no passado dia 16 de Julho, encerrando um ciclo na história da instituição, uma vez que todos os concelhos do país passaram a dispor de pelo menos um PEM do INEM. «Numa área tão importante como a emergência médica, a proximidade é fundamental para uma resposta em tempo útil», garantiu.

No futuro, está prevista a deslocação do PEM para as futuras instalações da unidade local de formação e pré-posicionamento de meios de emergência, a construir no Azinhal, e cujo investimento global ascenderá a mais de meio milhão de euros.

O presidente da Câmara Francisco Amaral sublinhou que essa nova infraestrutura poderá ser o embrião do futuro quartel dos Bombeiros em Castro Marim, já que este é o único concelho português a não dispor de um, apesar de ser, «ironicamente, um dos municípios com maior risco de incêndio».

«Estamos a desenvolver várias ações de limpeza de combustíveis em várias frentes e os Bombeiros de Vila Real de Santo António, que espero que dentro de pouco tempo se venham a chamar de Vila Real e de Castro Marim, já desenvolvem ações de vigilância, com a permanência de uma viatura e de homens, na torre de vigia das Terras da Ordem», acrescentou ainda o autarca.

 

Comentários

pub