Castro Marim inaugura Posto de Emergência Médica no Azinhal

Posto de Emergência Médica resulta de parceria entre o INEM e os Bombeiros de Vila Real de Santo António

O Novo Posto de Emergência (PEM) da aldeia do Azinhal, no concelho de Castro Marim, é inaugurado esta quarta-feira, 25 de Julho, às 10h30. 

A cerimónia terá lugar no Pavilhão Multiusos do Azinhal.

Com o apoio da Câmara Municipal de Castro Marim, foi estabelecido um protocolo estabelecido entre o Instituto de Emergência Médica (INEM) e a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vila Real de Santo António para este PEM, «que traz uma valência a este concelho, que carecia de uma acessível prestação de socorros, em caso de sinistrados ou doença súbita», diz a Câmara de Castro Marim.

A partir do dia 25 de Julho, o Corpo de Bombeiros de Vila Real de Santo António fica então responsável pela operacionalização da ambulância de socorro do INEM, permitindo reforçar e melhorar a resposta aos pedidos recebidos através do 112.

Este novo PEM, que vai funcionar 24 horas por dia no Centro Multiusos do Azinhal, propriedade da autarquia de Castro Marim, contempla um edifício sede para o pré-posicionamento dos enfermeiros e restantes operacionais afetos ao serviço e inclui também uma ambulância, equipada com os mais modernos equipamentos de socorro e emergência, como o desfibrilhador automático externo.

O Posto de Emergência Médica estará instalado, de forma provisória, no Centro Multiusos do Azinhal, estando prevista a sua deslocação para as futuras instalações da unidade local de formação e pré-posicionamento de meios de emergência, a construir no Azinhal e cujo investimento global ascenderá a mais de 500 mil euros.

Comentários

pub