Câmara de Portimão aprova proposta para política de apoio à habitação

Proposta do PSD foi aprovada, por unanimidade, em reunião camarária

A Câmara de Portimão aprovou esta quarta-feira, 18 de Julho, uma proposta que pede que seja implementada uma política municipal de apoio à habitação. 

Esta proposta foi levada à reunião de Câmara pelo PSD e foi aprovada por unanimidade. Segundo Carlos Gouveia Martins, presidente da Comissão Política Concelhia deste partido, «urge haver uma estratégia que consiga satisfazer os munícipes e contrariar a preocupação crescente que existe relativamente à oferta disponível de imóveis, para comprar e mesmo arrendar, pela discrepância entre o valor social e o valor de mercado que anda longe de satisfazer a procura por parte dos munícipes e candidatos».

Carlos Gouveia Martins diz ainda que esta «é uma preocupação premente na nossa atuação política, não esporádica. Ainda há dias apresentamos uma proposta sobre apoio à habitação jovem que vimos infelizmente ser chumbada por todos os partidos com assento no órgão pelo que fico orgulhoso de o PSD ser quem lidera e propõe e não um partido que anda atrás de outros ou com medo da sombra».

Já Manuel Valente, vereador do PSD, refere que «as soluções habitacionais ao dispor do município são já insuficientes para a procura de habitação, tendo em conta o impacto de fenómenos como o alojamento local e a sobrevalorização do valor do parque residencial, pelo que urge delinear uma estratégia a nível do executivo municipal que garanta a sustentabilidade a médio e longo prazo no acesso à habitação no concelho».

Nesta reunião, a Câmara de Portimão deliberou, então, em primeiro, efetuar um levantamento de todo o património municipal, do estado de conservação de todos os terrenos e edifícios desocupados com o objetivo de se delinear uma estratégia de intervenção.

Depois de apuradas estas necessidades, o objetivo é que sejam implementados pelo executivo programas camarários com as soluções habitacionais que considere mais eficazes para uma política municipal de apoio à habitação, tendo em conta os recursos materiais e financeiros disponíveis e a garantia da sustentabilidade da habitação no concelho.

Comentários

pub