Aljezur e Sagres recordam como II Guerra Mundial também passou pelo Algarve

Aljezur e Sagres recordam este fim de semana, dias 14 e 15 de Julho, momentos da II Guerra Mundial que […]

Aljezur e Sagres recordam este fim de semana, dias 14 e 15 de Julho, momentos da II Guerra Mundial que aconteceram em ambas as localidades. 

Na semana em que passam 75 anos sobre o combate que envolveu três bombardeiros alemães Fw-200 Condor e caças de escolta a um comboio aliado, Aljezur será o centro das atividades, no sábado.

Desse confronto, que ficou conhecido como “A Batalha de Aljezur”, resultaram, então, sete mortos alemães.

Segundo o blogue “Aterrem em Portugal!”, do jornalista Carlos Guerreiro, estudioso dos acontecimentos da II Grande Guerra em Portugal, «entre outras iniciativas, no dia 14, será inaugurada uma exposição fotográfica e documental sobre o incidente e o tenente-coronel Kai Samulowitz, da Luftwaffe, apresenta os resultados de uma investigação que realizou nos últimos anos sobre este incidente».

Será ainda apresentada a quarta edição do livro “A Batalha de Aljezur”, da autoria de José Augusto Rodrigues, que revela novos dados sobre os sete aviadores germânicos que estão sepultados no cemitério de Aljezur e documentação inédita encontrada no sótão do antigo edifício dos Paços do Concelho, atual Museu Municipal.

A anteceder as duas apresentações, será inaugurada a Exposição Fotográfica e Documental “A Batalha de Aljezur ocorreu há 75 anos”, patente numa sala do Espaço+.

No domingo de manhã haverá, por sua vez, uma homenagem, no cemitério de Aljezur, aos sete aviadores mortos, seguindo-se uma visita ao memorial da Parede, na Ponta da Atalaia, onde o avião se despenhou.

«Às 11h00, a comitiva segue para Vila do Bispo onde também será prestada homenagem aos dois aviadores britânicos ali sepultados. Tratam-se dos sargentos da RAF (Força Aérea Real) Gilbert Orton e George Gibson, tripulantes de um hidroavião Catalina que explodiu sobre a Baía do Tonel em 1943».

Terá ainda lugar uma visita ao farol do Cabo de S. Vicente, que desempenhou um papel importante na II Guerra Mundial e, em especial, na Batalha de Aljezur.

Esta iniciativa é organizada pela Junta de Freguesia de Aljezur e pela Associação de Defesa do Património Histórico e Arqueológico de Aljezur, com o apoio da Câmara Municipal de Aljezur.

 

PROGRAMA
DIA 14 DE JULHO
15H00 – Receção às entidades e convidados
15h30 – Abertura da Exposição Fotográfica e Documental “A Batalha de Aljezur ocorreu há 75 Anos”
16h00 – Apresentação do Projeto de investigação: “Research Project Aljezur – Investigations on the Condor Incident” – Tenente-Coronel Kai Samulowitz
– Atuação do Polo de Guitarras da Junta de Freguesia de Aljezur
– Apresentação da 4ª edição do livro “A Batalha de Aljezur”
– Atuação do Polo de Guitarras da Junta de Freguesia de Aljezur
– Porto de Honra

DIA 15 DE JULHO
9h30 – Romagem ao Cemitério de Aljezur
– Homenagem aos aviadores mortos em combate
– Deposição de flores nas sepulturas
10h30 – Visita ao memorial de Parede – Ponta da Atalaia, explicação da origem do memorial
11h00 – Romagem ao cemitério de Sagres
– Homenagem aos aviadores mortos em combate
– Deposição de flores nas sepulturas
– Intervenção do Dr. Artur Jesus (Câmara Municipal de Vila do Bispo)
– Visita ao Farol do Cabo de São Vicente

Nota: para participar nas comemorações do dia 15, por motivos de logística e transporte, é necessário fazer inscrição prévia na Junta de Freguesia de Aljezur.

O Espaço+ situa-se na Rua da Escola – Igreja Nova | 8670-063 ALJEZUR
Coordenadas Geográficas: 37°18’58.6″N 8°47’48.3″W

Adicione este evento ao seu calendário

 

Comentários

pub