Algarve garante 6,5 milhões para a investigação científica e tecnológica

O Algarve garantiu 6,5 milhões de euros de financiamento para projetos de investigação científica e tecnológica. Ao todo, são 49 […]

O Algarve garantiu 6,5 milhões de euros de financiamento para projetos de investigação científica e tecnológica. Ao todo, são 49 os projetos algarvios que vão benefeciar de parte do bolo de 375 milhões de euros de um concurso aberto em 2017, verba que representa o maior financiamento alguma vez atribuído em concursos de projetos de I&D em Portugal.

Ao todo, foram apresentadas, na região algarvia, 173 candidaturas, tendo sido aprovados «49 projetos, submetidos pelo Centro Ciência Viva do Algarve, Centro de Ciências do Mar do Algarve, Instituto Português do Mar e da Atmosfera e Universidade do Algarve, que beneficiam de um incentivo do CRESC ALGARVE 2020 no valor 1,8 milhões de euros».

Em relação ao anterior concurso com o mesmo objeto, lançado em 2014, o valor foi «três vezes superior», ilustrou a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Algarve, numa nota onde dá conta do fim do processo de comunicação dos resultados do procedimento lançado no ano passado. Neste momento, «todos os proponentes já foram notificados».

A verba disponibilizada para as entidades do Algarve que serão apoiadas resulta do financiamento conjunto da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), do COMPETE2020 e do Programa Operacional Regional CRESC ALGARVE 2020.

Desde o arranque do atual período de financiamento comunitário, que durará até 2020, «já foram aprovados projetos de investimento no valor global de 16 milhões de euros, em infraestruturas e investigação na área das ciências, com financiamentos de 8,8 milhões de euros», só para o Algarve, frisou o presidente da CCDR do Algarve Francisco Serra.

Complementarmente, «está em avaliação um pacote de candidaturas nos domínios abrangidos pela Conselho de Inovação da Região do Algarve (CIRA) – Turismo, Smarts Grids e TIC’s – Projeto Região inteligente Algarve (RIA), com uma dotação de 1,5 milhões de euros para financiamento, e foi lançado um aviso-convite para a criação do Polo Tecnológico do Algarve, um projeto que pretende agrupar competências destinadas ao desenvolvimento tecnológico e à inovação de setores de atividade económica com expressão consolidada ou emergente na região», com uma dotação orçamental inicial de 3,8 milhões de euros.

Comentários

pub