Albufeira: Poluição interdita Praia do Inatel a banhos

A Praia do Inatel, em Albufeira, está interdita a banhos desde o passado domingo devido a descargas de águas pluviais […]

Praia do Inatel

A Praia do Inatel, em Albufeira, está interdita a banhos desde o passado domingo devido a descargas de águas pluviais e residuais, que terão ocorrido na sequência da chuva que caiu no sábado. Na Praia dos Alemães e na zona nascente da Praia dos Pescadores também «não é recomendável» ir à água.

Esta terça-feira de manhã foram conhecidos resultados das análises feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente (APA) à qualidade das águas, mas «a contaminação microbiológica continua com valores acima dos recomendados. Apesar de estar ligeiramente melhor, continua mau», adiantou, ao Sul Informação, Santos Arrabaça, capitão do Porto de Portimão.

Por isso, «o Inatel tem bandeira vermelha e foi hasteada bandeira amarela na zona que faz fronteira com a praia do Inatel. A bandeira amarela está hasteada quer para o lado poente, na Praia dos Alemães, quer para o lado nascente, na Praia dos Pescadores. Isto quer dizer que as águas não são recomendadas, mas não são recomendadas a sério, porque há poluição».

Esta quarta-feira de manhã, admite Santos Arrabaça, «as praias devem estar nas mesmas condições», ou seja interditas a banhos. No entanto, serão feitas novas análises pela APA.

Segundo o Capitão do Porto de Portimão, «o importante é que o foco que está a poluir seja identificado e corrigido, depois será uma questão de um ou dois dias. A própria agitação marítima acaba por espalhar a poluição e bactérias acabam por morrer», conclui.

Devido a esta situação, as Bandeiras Azuis que foram atribuídas a estas praias não se encontram hasteadas.

Comentários

pub