“Toca a Ocupar-te” propõe férias diferentes aos jovens de Ourique

As inscrições para o programa de ocupação do tempo de férias dos jovens de Ourique vão estar abertas entre 6 […]

As inscrições para o programa de ocupação do tempo de férias dos jovens de Ourique vão estar abertas entre 6 e 15 de Junho. O “Toca a Ocupar-te”, ao longo de duas semanas, «gera uma oportunidade divertida de contacto com a realidade do concelho, de aquisição de maior consciência cívica e de valorização das marcas da identidade de Ourique».

Segundo a Câmara de Ourique, a iniciativa «tem por objetivo contribuir para o aproveitamento dos tempos extra letivos dos jovens, orientando-os para o desempenho de atividades socialmente úteis que proporcionem conhecimento, o contacto com atividades e que potenciem a capacidade de intervenção e participação social e cívica dos jovens, contribuindo para o processo de educação não formal».

As inscrições devem ser feitas no Gabinete de Ação Social do Município, para uma programação de quatro períodos de 10 dias úteis, com um horário de 7 horas em cada (9h00/12h30 e 14h00/17h30.

Os participantes, que devem ter idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos e residir no concelho de Ourique há pelo menos um ano, têm direito a uma bolsa de 50 euros (com obrigatoriedade de frequência total das duas semanas completas de projeto) e seguro de acidentes pessoais.

Cada jovem só pode escolher e participar no programa durante um dos seguintes períodos previstos: 1º Período – 2 de Julho a 13 de Julho; 2º Período – 16 de Julho a 27 de Julho; 3º Período – 30 de Julho a 10 de Agosto e 4º Período – 13 de Agosto a 27 de Agosto.

A Câmara de Ourique diz que preparou «um conjunto de atividades que vão promover o contacto direto dos jovens com a vida ativa e melhorar o conhecimento da realidade em que estão integrados, designadamente na proteção e salvaguarda do património histórico, na defesa do ambiente, na promoção e divulgação cultural, e em ações de âmbito social, entre outras. O programa “Toca a Ocupar-te” pretende ainda fomentar os valores da responsabilidade, da solidariedade, da cidadania e da inter-ajuda nos jovens».

Para mais esclarecimentos, o Município de Ourique aconselha a consulta das normas integrais de participação e do formulário de inscrição no Gabinete de Ação Social do Município de Ourique.

Comentários

pub