Projeto LIFE vale galardão europeu à Águas do Algarve

O projeto LIFE “Hymemb”, para controlo de contaminantes na água de consumo, do qual a empresa Águas do Algarve é […]

O projeto LIFE “Hymemb”, para controlo de contaminantes na água de consumo, do qual a empresa Águas do Algarve é um dos parceiros, foi considerado um dos dez melhores projetos do programa “LIFE+ Environment Policy and Governance” da União Europeia (UE), dos anos 2016 e 2017, na categoria Ambiente.

O galardão foi entregue aos vários parceiros do projeto, incluindo a empresa responsável pelo sistema multimunicipal de abastecimento de água do Algarve, numa cerimónia que teve lugar no final de Maio, em Bruxelas, durante a Green Week 2018 da UE.

O projeto “Hymemb”, que foi liderado pelo Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC), visou «demonstrar a viabilidade e sustentabilidade da introdução de processos de membrana avançados em estações de tratamento de água, para criar uma barreira mais segura e resiliente contra contaminantes emergentes na produção de água para consumo humano, diminuindo simultaneamente os impactes ambientais», segundo a Águas do Algarve.

No seu âmbito, foi utilizado «um processo de tratamento híbrido inovador e avançado de adsorção a carvão ativado em pó com microfiltração cerâmica (PAC/MF), uma tecnologia de membranas de baixa pressão (menores consumos energéticos)».

A empresa algarvia adiantou que o projeto permitiu abordar «de forma inovadora» esta tecnologia, que foi utilizada pela primeira vez em Portugal.

No final, ficou demonstrado que este tipo de membranas «permitem a produção de água de forma sustentável». Foi possível chegar a esta conclusão graças aos diversos testes e ensaios realizados durante o ano de 2016 na Estação de Tratamento de Água (ETA) de Alcantarilha, «nos quais se obtiveram resultados promissores e reveladores».

«O projeto LIFE Hymemb demonstrou que o processo híbrido PAC/MF se apresenta como solução resiliente e sustentável para controlo de fármacos, pesticidas, cianotoxinas, vírus e protozoários na produção de água para consumo humano», concluiu a Águas do Algarve, que foi representada na cerimónia de entrega deste galardão por Joaquim Peres, presidente da empresa, e por colaboradores da Operação Água e Laboratório.

Comentários

pub