Prémio Reguengos de Monsaraz Investigação em Arquitetura vai premiar alunos da Universidade de Évora

O Município de Reguengos de Monsaraz vai atribuir anualmente o Prémio Reguengos de Monsaraz Investigação em Arquitetura, destinado aos alunos […]

O Município de Reguengos de Monsaraz vai atribuir anualmente o Prémio Reguengos de Monsaraz Investigação em Arquitetura, destinado aos alunos finalistas do Mestrado Integrado em Arquitetura da Universidade de Évora.

O protocolo entre a autarquia e a universidade foi assinado no dia 8 de Junho, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, e tem a duração de quatro anos, renovando-se por igual período se não for denunciado.

O prémio destina-se ao melhor trabalho de dissertação do mestrado em arquitetura que tenha como objeto de estudo, prático ou teórico, temáticas de investigação relacionadas com o território do Alentejo e/ou do Mediterrâneo.

O vencedor vai receber uma bolsa de viagem e a publicação da dissertação no valor máximo de dois mil euros. A viagem terá de ser feita no âmbito de um workshop de arquitetura para valorizar o aluno finalista.

O estudante elaborará depois uma exposição a apresentar na Casa da Universidade de Évora em Monsaraz e no Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora sobre o resultado da viagem e sobre a dissertação. A exposição terá obrigatoriamente de conter um vídeo sobre o trabalho realizado.

O concurso vai ser desenvolvido em colaboração com a Escola de Artes e o Departamento de Arquitetura da Universidade de Évora.

Com o Prémio Reguengos de Monsaraz Investigação em Arquitetura, «pretende-se manter vivo o património material e imaterial do Alentejo e a sua relação histórica e arquitetónica com territórios do Mediterrâneo», explicam os promotores.

Comentários

pub