Praia de Faro pode receber obras durante o Verão para reparar danos do temporal de Março

A Praia de Faro pode vir a sofrer obras ainda durante o Verão. A Bandeira Azul e a Bandeira de […]

A Praia de Faro pode vir a sofrer obras ainda durante o Verão. A Bandeira Azul e a Bandeira de Praia Acessível foram hasteadas esta manhã, mas, depois do temporal que afetou esta zona balnear em Março, algumas das intervenções previstas pela Câmara para recuperar os danos ainda não estão no terreno, o que pode vir a acontecer em Julho.

Rogério Bacalhau, presidente da Câmara de Faro, explicou ao Sul Informação que «foi feito um esforço muito grande para eliminar todas as situações que ocorreram com o temporal, mas faltam-nos alguns passadiços. Essa obra ainda está em concurso e espero ter, ainda este mês, o concurso finalizado, para que empresa possa vir a acabar estes trabalhos».

Alguns dos trabalhos «podem decorrer durante a época balnear, como a instalação de passadiços de acesso que estão espalhados pela praia. São estruturas mais pequenas e leves, que são feitas em oficina e montadas cá. Essa obra não tem grande complexidade ou morosidade e pode-se fazer. Na zona central da praia, a obra é de maior monta, portanto vamos avaliar com o empreiteiro e com os serviços se vale a pena iniciar no próximo mês, na força da época balnear, ou se devemos esperar que o Verão acabe».

Segundo o autarca, «é pena que não tivéssemos tido um regime excecional para isso, porque a época balnear já começou. Já estamos a meio e só quatro ou cinco meses depois de termos lançado o concurso é que estamos em condições de executar as obras. Estamos a cumprir o quadro legal, que é a isso que estamos obrigados».

O desejo de Rogério Bacalhau de poder ter um regime de exceção para estes trabalhos tinha sido transmitido ao ministro do Ambiente, quando João Matos Fernandes visitou os estragos provocados pelo temporal. No entanto, o governante recusou taxativamente a possibilidade de se abrir esse regime, por considerar não serem necessárias «obras desse valor [mais de 350 mil euros]».

As obras estão avaliadas, de acordo com Rogério Bacalhau em 130 mil euros.

Além de terem sido hasteadas as bandeiras na Praia de Faro, ao longo desta manhã também a Praia da Barreta, a Praia do Farol e a Praia da Culatra receberam a Bandeira Azul.

 

Fotos: Gonçalo Dourado|Sul Informação

Comentários

pub