Postos de saúde voltam a garantir cuidados de enfermagem nas praias algarvias

31 postos de saúde garantem, a partir deste sábado, 30 de Junho, cuidados de enfermagem nas praias do Algarve. O […]

31 postos de saúde garantem, a partir deste sábado, 30 de Junho, cuidados de enfermagem nas praias do Algarve.

O objetivo é «dar resposta a situações clínicas de menor gravidade que possam ser tratadas no local, ou, em caso de necessidade, encaminhar o utente para uma unidade de saúde mais adequada», explica a Administração Regional de Saúde (ARS) do Algarve.

Estes postos vão funcionar em praias dos concelhos de Aljezur, Vila do Bispo, Lagos, Portimão, Silves, Lagoa, Albufeira, Loulé, Faro, Olhão, Tavira, Castro Marim e Vila Real de Santo António.

Os postos de saúde de praia vão funcionar entre 30 de Junho e 16 de Setembro, com o horário de atendimento das 10h00 às 18h00 (até 15 de Julho) e das 10h00 às 19h00 (16 de Julho a 31 de Agosto).

De 1 a 16 de Setembro, sete postos mantém-se em funcionamento das 10h00 às 18h00.

Os veraneantes podem recorrer aos cuidados de saúde de enfermagem na praia em situações como insolações, quebra de tensão, picadas de peixe-aranha ou pequenas escoriações para receberem tratamento no local, evitando deslocações desnecessárias para alguma unidade de saúde.

Em caso de necessidade, o posto de saúde de praia funciona também como ponto de esclarecimento e de triagem, sendo o utente encaminhando pelos profissionais de enfermagem para uma unidade de saúde adequada.

Os recursos afetos aos postos são potenciados através da comunicação por via telefónica entre os enfermeiros dos postos e o Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM, permitindo uma integração adequada com o dispositivo pré-hospitalar.

Esta é uma iniciativa da ARS do Algarve e da Cruz Vermelha Portuguesa. Para ver o mapa de praias onde haverá postos de saúde, clique aqui. 

Comentários

pub