Pirataria e defesa da costa algarvia inspiram passeio pedestre em Cacela Velha

A história de Cacela Velha vai continuar a ser desvendada em mais um passeio “Passos Contados”, no domingo, dia 10 […]

A história de Cacela Velha vai continuar a ser desvendada em mais um passeio “Passos Contados”, no domingo, dia 10 de Junho, a partir das 9h30. Esta caminhada de intepretação da paisagem terá como tema “Pirataria e Defesa na Costa do Sotavento Algarvio” e será guiada pelo historiador Fernando Pessanha.

«A pirataria foi um dos grandes problemas que as populações do sotavento algarvio tiveram de enfrentar ao longo de toda a Idade Moderna. Foi no sentido de combater a actividade pirática que foram edificadas várias fortificações e baterias de artilharia ao longo do extremo Algarve oriental, nomeadamente, na costa Atlântica, voltada para Marrocos, e na foz do Guadiana, de frente para Espanha. Neste percurso pretende-se abordar a actividade da pirataria entre Cacela Velha e Vila Real de Santo António, destacando o papel da arquitectura militar e da artilharia na defesa do extremo sotavento algarvio», descreve o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela (CIIPC), que organiza a iniciativa em parceria com a Câmara de Vila Real de Santo António.

O passeio será orientado por Fernando Pessanha, licenciado em Património Cultural, mestre em História do Algarve, pela Universidade do Algarve, e doutorando em Património Histórico, pela Universidade de Huelva.

«É investigador associado da Associação Ibérica de História Militar, conferencista e autor de vários livros e artigos científicos publicados em Portugal, Espanha e Marrocos. Actualmente exerce funções como técnico superior de cultura no Arquivo Histórico Municipal António Rosa Mendes, em Vila Real de Santo António», segundo os organizadores da caminhada.

O custo de participação neste passeio é de 3 euros. As inscrições são limitadas. Aos participantes a organização aconselha que levem « merenda, cantil com água, calçado confortável, roupa leve, chapéu e protetor solar».

Mais informação podem ser obtidas no site do CIIPC ou através do número 281 952600 ou do email [email protected].

Comentários

pub