Passeios culturais dão a conhecer segredos de Lagos

Passeios culturais com o tema “Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos” realizam-se nos meses de Julho, Agosto e […]

Passeios culturais com o tema “Lagos, a Cidade dos Sonhos e dos Segredos” realizam-se nos meses de Julho, Agosto e Setembro. 

O objetivo desta iniciativa, da Câmara de Lagos, é «dar a conhecer aspetos e curiosidades particulares e identitárias da cidade, onde figuram alguns trabalhos únicos a nível nacional».

«A cidade de Lagos marcadamente inscrita na História de Portugal tem associado um conjunto de factos e episódios centenários que ainda hoje é merecedora de créditos na historiografia nacional e internacional. Localidade visitada por reis e nobres e palco das primeiras aventuras por terras desconhecidas cimentou o seu desenvolvimento e grandeza em suportes culturais-mentais de tomadas de decisão que a vincularam para a intemporalidade», diz a Câmara Municipal.

«Da presença e grandeza do passado, subsistem ainda valores materiais dos tempos dos Descobrimentos e das principais etapas de alguns dos reinados mais importantes dos séculos XV ao XVIII».

Também há vestígios da sua grandiosidade militar, da heráldica régia e senhorial (por exemplo os Brasões de Armas do Marquês de Niza e do Conde de Avintes) e da arquitetura religiosa.

Este ano as visitas têm quatro grandes temas: a Arquitetura Religiosa e a Capela dos Ossos da Igreja de São Sebastião, a Arquitetura Militar e o Castelo dos Governadores, a Arquitetura Manuelina no Centro Histórico de Lagos e a Heráldica dos Reis e Rainhas no Património Arquitetónico de Lagos.

Os passeios culturais são pedestres e decorrem durante este Verão, em horário diurno e noturno. As Inscrições são gratuitas, mas obrigatórias, no Posto de Turismo Municipal – Praça Gil Eanes ([email protected]) até dois dias antes do passeio pretendido.

Para consultar o programa completo, clique aqui.

Comentários

pub