Ourique vai estar em festa durante o mês de Junho

Junho vai ser de festas, no concelho de Ourique. O cante alentejano, a dança, o fado e as marchas populares […]

Junho vai ser de festas, no concelho de Ourique. O cante alentejano, a dança, o fado e as marchas populares vão inspirar quatro iniciativas, uma por semana, até final do mês.

A primeira festa acontece já na quinta-feira, dia 7, no largo junto à Loja Gourmet, e é dedicada ao cante, que à semelhança das demais expressões artísticas escolhidas, tem «forte adesão dos cidadãos», segundo a Câmara de Ourique. Neste dia, a animação musical estará a cargo de Filomena Raposo e está agendada uma roda de cante com Pedro Mestre, José Malveiro, Jorge São Pedro, Duarte Farias, seguido de um Baile de Mastro

Segue-se, a 15 de Junho, uma festa dedicada à dança. Às 20h00, Filomena Raposo volta a garantir a música, seguindo-se, às 21h30, um espetáculo que juntará as escolas de dança  de Ourique, Almodôvar, Castro Verde, na praça Padre António Pereira. A noite volta a terminar com um Baile de Mastro, no largo junto à Loja Gourmet.

No dia 22 de Junho, a festa é do fado. A animação musical começa às 20h00, com Eliseu Brás a ser o protagonista. A partir das 21h30, há concerto com as fadistas Maria dos Santos e Ana Valadas, acompanhadas por Edgar Baleizão (viola) e Tó Rui (guitarra portuguesa). O Baile de Mastro volta a ser a forma escolhida para terminar a noite.

O programa das festas de Junho, em Ourique, termina com um evento dedicado às marchas populares. Filomena Raposo, Alice Oliveira e Jorge Batista garantem a animação musical  partir das 20h00, preparando terreno para as marchas, que saem às 21h30. No largo Padre António Pereira vão desfilar as marchas Beata (Messejana), de Almodôvar, de São Clemente e “Ourique Terra de Sol”. O público terá, ainda, uma última oportunidade de participar num Baile de Mastro.

Segundo a autarquia, estas festas, «pela sua natureza, contribuem para dar mais colorido à terra e dinamismo ao comércio local da vila de Ourique, integrando-se no esforço global do município na valorização do espaço público e na disponibilização de oferta cultural e de lazer a todo o território municipal».

Comentários

pub