Nobel da Química participa numa conferência em Faro

Bernard Feringa, Nobel da Química em 2016, vai participar na sessão de abertura da “24th IUPAC – International Conference on […]

Bernard Feringa

Bernard Feringa, Nobel da Química em 2016, vai participar na sessão de abertura da “24th IUPAC – International Conference on Physical Organic Chemistry (ICPOC 24)” a realizar-se no dia 1 de Julho, às 16h00, no Teatro das Figuras, em Faro.

Esta conferência, que se realiza até 6 de Julho, na Universidade do Algarve (UAlg), contará com a participação de mais de 250 químicos de todo o mundo e trará à UAlg cientistas de renome, com especial destaque para Bernard Feringa e Frances Arnold, condecorada pelo presidente Barack Obama e galardoada com o prémio Millennium Technology em 2016.

Pelo impacto destes dois cientistas no desenvolvimento da ciência e da tecnologia, a Câmara Municipal de Faro associa-se à iniciativa, abrindo as portas do Teatro das Figuras para a realização da sessão de abertura da ICPOC 24, no dia 1 de Julho, a partir das 16h00, convidando à participação de todos os interessados.

Bernard Feringa é químico orgânico, especialista mundial em processos químicos que envolvem catálise homogénea e em nanotecnologia molecular. Foi laureado com o Nobel de Química, juntamente com Jean-Pierre Sauvage e Fraser Stoddart, pelo seu trabalho pioneiro no desenvolvimento de máquinas moleculares.

Já Frances Arnold é engenheira química, especialista em biotecnologia. O seu trabalho pioneiro em evolução dirigida, com impacto em áreas que envolvem catálise enzimática, por exemplo em biomedicina, valeu-lhe a atribuição de inúmeros prémios.

As conferências ICPOC são reguladas pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (IUPAC), uma organização não-governamental dedicada ao avanço da química, que tem como membros todas as sociedades nacionais de Química. Foi criada em Genebra, em 1919 e está sediada em Zurique, Suíça.

Estas reuniões internacionais reúnem químicos de todo o mundo, ativos em diversas áreas da química, nomeadamente química orgânica, química física, química teórica, catálise e química supramolecular. Os temas das reuniões do ICPOC abrangem estudos da estrutura de compostos orgânicos, da reatividade orgânica e dos mecanismos de reação e também das propriedades e aplicações de sistemas baseados em compostos orgânicos.

As conferências ICPOC tiveram início em 1972. As últimas realizaram-se na China (Xangai, 2004, ICPOC 17), Polónia (Varsóvia, 2006, ICPOC18), Espanha (Santiago de Compostela, 2008, ICPOC 19), Coreia do Sul (Busan, 2010, ICPOC 20), Reino Unido (Durham, 2012, ICPOC 21), Canadá (Ottawa, 2014, ICPOC 22) e Austrália (Sidney, 2016, ICPOC 23).

A organização da ICPOC 24 está a cargo da Faculdade de Ciências e Tecnologia e do Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve.

O programa completo da ICPOC 24, que inclui sessões plenárias e sessões temáticas, com apresentações orais e em painel, pode ser consultado aqui.

Comentários

pub