Museu de Portimão mostra como eram os brinquedos antes do plástico

A exposição “Brinquedos de Lata” vai dar a conhecer a partir de 7 de Julho, no Museu de Portimão, peças […]

A exposição “Brinquedos de Lata” vai dar a conhecer a partir de 7 de Julho, no Museu de Portimão, peças fabricadas em Portugal que marcaram a infância de várias gerações. Lambretas, triciclos, carros, camiões, comboios, aviões, fogões, máquinas de costura, ferros de engomar, baldes e pás de praia, todos eles feitos com chapa de folha-de-flandres, são alguns dos objetos que farão parte da mostra.

Esta coleção de brinquedos tem vindo a ser recolhida, ao longo dos anos, por Carlos Anjos, do restaurante “Can the Can”, em Lisboa. O colecionador aceitou o deafio do Museu de Portimão e trouxe os seus “tesouros” até ao Algarve, onde poderão ser vistos até ao dia 2 de Setembro.

Os brinquedos em lata começaram a ser construídos em Portugal no início do século XX, pelo artesão José Augusto Júnior “JAJ.

Daqui resultaram peças que foram «um marco na vivência das gerações entre os anos 20 e 60 (seculo XX)» e que sobreviveram «ao esquecimento e à chegada do plástico».

«Com a 2ª Guerra Mundial a folha-de-flandres começou a escassear dando origem à procura desta matéria-prima, sobretudo na região norte, em Alfena e depois em Gondomar e Ermesinde, em fábricas de conservas de Matosinhos, nas litografias de chapa e sucatas, reutilizando as sobras e as latas já utilizadas, de forma a dar continuidade ao fabrico de brinquedos», descreveu a Câmara de Portimão.

E tendo em conta que em muitos destes brinquedos foram utilizadas latas de azeite e sardinhas, « faz sentido que estas memórias sejam agora partilhadas num espaço que outrora foi uma fábrica de conservas».

Até dia 31 de Julho, a exposição pode ser visitada de quarta a domingo, das 10h00 às 18h00, e à terça, das 14h30 às 18h00. No horário especial de Verão, entre 1 e 31 de Agosto, a mostra é visitável de quarta a domingo, das 15h00 às 23h00, e à terça, entre as 19h30 e as 23h00.

Comentários

pub