Monges promovem encontros ecuménicos em Monchique pela paz no Mundo

Cerca de 35 monges da Ordem Graça Misericórdia (OGM) iniciam esta terça-feira, dia 5 de Junho, em Monchique, a Peregrinação […]

Cerca de 35 monges da Ordem Graça Misericórdia (OGM) iniciam esta terça-feira, dia 5 de Junho, em Monchique, a Peregrinação pela Paz na Europa. Esta iniciativa, que terá dois encontros, nos dias 5 e 6, às 15h00, no Parque da Mina, pretende «promover a paz e a fraternidade entre os povos e as nações do mundo inteiro».

Esta é a quinta vez que a peregrinação acontece no continente europeu. Ao todo, serão realizados 14 eventos distribuídos entre Portugal, Polónia, Suíça, Áustria e Espanha.

De acordo com o Frei Benedetto, monge consagrado da Ordem Graça Misericórdia, os encontros são geralmente marcados pela participação de pessoas de diversas nacionalidades e credos religiosos, movidas pelo interesse em propagar a paz. «São pessoas que acreditam que é possível viver de forma pacífica, do ponto de vista pessoal e também social, nas suas relações familiares, profissionais e comunitárias». Para ele, isso gera uma cadeia capaz de influenciar positivamente o comportamento das outras pessoas.

Estes dois encontros que se vão realizar em Monchique «têm um caráter ecuménico e cristão, com programação formada por cânticos devocionais, orações universais e mensagens reflexivas».

Depois de Monchique, a peregrinação prossegue, nos dias 12 e 13 de Junho em Ourém, na Quinta de S. Gens, às 18h30. Esses encontros têm entrada livre e gratuita.

Após Portugal, a Peregrinação pela Paz segue para Cracóvia, na Polónia; Zurique e Genebra, na Suíça; Viena, na Áustria; e, finalmente, Madrid e Málaga, em Espanha.

A Peregrinação pela Paz faz parte da Campanha pela Paz, uma iniciativa composta por missões humanitárias, serviço aos reinos da natureza, eventos culturais e encontros ecuménicos de música e oração. Durante o mês de junho, paralelamente à Peregrinação pela Paz, será realizada uma missão humanitária no Egipto, na cidade do Cairo, para atender idosos, doentes e crianças em situação de miséria.

A Campanha pela Paz estimula a formação de grupos em diversos países, que constituem uma rede voluntária de oração e de serviço aos mais necessitados e aos Reinos da Natureza. Actualmente, cerca de 330 grupos estão ligados a esta iniciativa, na Europa e em todo o continente americano.

Comentários

pub