MED, Marchas Populares e Carvoeiro “Black & White” animam Algarve em Junho

O Festival MED, em Loulé, as Marchas Populares ou a noite “Black&White”, em Carvoeiro (Lagoa), são algumas das propostas do […]

O Festival MED, em Loulé, as Marchas Populares ou a noite “Black&White”, em Carvoeiro (Lagoa), são algumas das propostas do mês de Junho no Algarve. 

Este e outros eventos estão patentes no “Guia Algarve” de Junho, publicação mensal da Região de Turismo do Algarve que reúne os eventos realizados no destino.

Entre a música, o teatro, exposições, dança, desporto, festas, festivais e feiras, são mais de 150 eventos culturais a decorrer durante todo o mês.

Na música destaca-se a atuação de Dulce Pontes com “Peregrinação”, no Teatro das Figuras, no dia 2 de Junho, às 21h30.

O seu duplo álbum reflete a vivência da artista e concilia diferentes autores e estilos musicais. Outro destaque são os concertos dos Amor Electro, dia 9, às 20h30 e às 22h30, no Casino de Vilamoura, e ainda, no mesmo dia, um momento ao vivo com o fadista Marco Rodrigues que apresenta o seu novo disco «Copo Meio Cheio», no Teatro Municipal de Portimão, às 21h30.

Ainda na música, o concelho de Silves traz, entre os dias 21 de Junho e 6 de Setembro, o Sunset Secrets – Quintas do Castelo, uma iniciativa da Câmara Municipal que propõe vários concertos de jazz, fado e outros estilos, das 19h00 às 22h30.

Por mais um ano consecutivo, realiza-se o Lagoa Jazz Fest, desta vez com a sua XIII Edição, que decorrerá entre os dias 22 e 24 de Junho a partir das 19h00 no Sítio das Fontes. Já em Vila do Bispo será possível participar em «Dias d’As Virgens Negras», Oficina do Desenho no dia 2 de Junho, Oficina de Cânticos nos dias 9 e 15, e Concerto de Coro Internacional de Aljezur no dia 16 de Junho.

O Teatro tem em evidência uma sessão de Stand Up Comedy com Manuel Marques e Eduardo Madeira, no dia 16 de Junho, às 21h30 no Teatro das Figuras em Faro.

Os momentos teatrais não ficam por aqui, pois há experiências para miúdos, com o teatro infantil «A Nova História do Coelhinho Branco», dia 2 de Junho às 10h30 e às 15h00, no Teatro Lethes, e há experiências para graúdos, com «40 e então?», também no Teatro das Figuras, dia 21 de Junho, às 21h30.

Entre outras apresentações teatrais destaca-se ainda, em Portimão, no dia 30 às 21h30, o «Sweet Home Europa», um projeto que tenta mostrar o extremo em que a Europa se encontra, através da representação do amor como ato político.

O mês de Junho conta com algumas exposições de relevância, nomeadamente a Exposição de Fotografia de Márcia Barradas, uma artista que iniciou o seu trabalho aos 16 anos e que mostra não esquecer as origens de onde veio. A exposição estará disponível de 1 a 26 de Junho na Galeria de Arte Pintor Samora Barros, em Albufeira, de segunda-feira a sábado, das 9h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Ainda em Albufeira, até ao dia 23 de Junho, de terça-feira a sábado, das 09h30 às 12h30 e das 13h30 às 17h30, está em exibição a exposição coletiva dos alunos da UATI (Escola de Educação para Adultos em Albufeira).

Já em Lagos, nos Antigos Paços do Concelho (Praça Gil Eanes), estará, até dia 22 de Junho, uma exposição coletiva de Desenho e Fotografia, de segunda a sexta das 9h00 às 18h00.

Na dança, destaque, em Faro, para «Let’s Celebrate», uma Gala da Academia de Dança do Algarve, que decorrerá no dia 23 de Junho às 16h00 e às 21h00, no Teatro da Figuras, num evento que tem como principal objetivo a valorização das datas comemorativas, e a sua importância para o desenvolvimento do país.

Já no desporto o grande foco está no Campeonato Nacional de Velocidade, a primeira prova do ano no Autódromo Internacional do Algarve, dias 16 e 17 de Junho.

As experiências culturais no território algarvio não ficam por aqui e a Região de Turismo do Algarve (RTA) apresenta as grandes estrelas desta publicação do «Guia Algarve».

O Festival MED, que está de regresso com a 15ª edição, entre 28 de Junho e 1 de Julho, no Centro Histórico de Loulé.

Este festival conta com nove palcos por onde passarão as mais variadas propostas do mundo da música, incluindo o Reino Unido, França, Espanha, Palestina, Angola, Peru, entre outros.

As Marchas Populares marcam a sua presença de 8 a 29 de Junho, juntando-se assim aos Santos Populares, em Portimão, para dar alegria, animação e um toque de tradição à população. Os desfiles decorrerão dia 8 de Junho na Zona Ribeirinha de Portimão, dia 15 na Mexilhoeira Grande, dia 22 na Zona Ribeirinha de Alvor, e no dia 29 na Praia da Rocha.

Não poderia faltar ainda a Festa da Noite Black&White, dia 16 de Junho das 20h30 às 3h00, no Largo da Praia e Ruas de Carvoeiro.

Comentários

pub