Livro digital mostra como é envelhecer no Algarve

O e-book (livro digital) “Envelhecer no Algarve” dedica-se aos estudos sobre o envelhecimento na região e está disponível para todos […]

O e-book (livro digital) “Envelhecer no Algarve” dedica-se aos estudos sobre o envelhecimento na região e está disponível para todos aqui. 

Este e-book, uma edição da Universidade do Algarve em que participa mais de uma dezena de especialistas portugueses, espanhóis e brasileiros, leva mais longe o olhar sobre a problemática do envelhecimento no contexto regional algarvio, não descurando, contudo, os contributos teóricos e práticos provenientes de outros lugares que, pela profundidade, dimensão ou originalidade do trabalho realizado, se constituem como desafios e fontes de reflexão para o futuro, em qualquer lugar.

O objetivo deste livro é contribuir para o diagnóstico fundamentado da realidade regional relativa ao fenómeno do envelhecimento e para a reflexão sobre novos caminhos e boas-práticas promotores do envelhecimento ativo.

Procura-se neste e-book dar um contributo para a resposta a questões relativas aos modos de envelhecer na região algarvia, a partir da perspetiva oferecida por estudos realizados na área de confluência das ciências sociais, da saúde e da educação.

Algumas das perguntas que servem de mote à obra são: Como se entende atualmente o envelhecimento humano? O que pensam as pessoas em idade avançada, residentes no Algarve, sobre o seu próprio processo de envelhecimento? O que pensam sobre a sua felicidade, sobre a sua qualidade de vida? Que perfis de funcionamento psicológico e funcional se encontram na região e como se caracterizam?

Quais as condições do envelhecimento positivo? Quais os fatores da qualidade de vida no processo de envelhecimento? Qual a proporção dos que envelhecem bem, muito bem ou mal na população algarvia? Como se caracterizam os ambientes favoráveis e os desfavoráveis à qualidade de vida no envelhecimento?

O que pensam as pessoas de idade avançada sobre as suas vivências no âmbito da participação em projetos promotores do envelhecimento ativo? Como avaliam essas experiências? Como se pode desenvolver o potencial das pessoas idosas de modo a contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida e para a sua felicidade?

Sem ter esgotado os múltiplos contextos socioculturais da região, identificaram-se diferentes modos de envelhecer.

As mulheres, por exemplo, têm uma esperança de vida maior, mas pior qualidade de vida no envelhecimento. Os que têm mais recursos económicos, mais recursos educativos e culturais, melhores redes familiares e de sociabilidade, os que gozam de boa saúde física e mental, melhor sentido de realização pessoal, também têm melhor qualidade de vida no envelhecimento.

Contudo, mesmo aqueles que não beneficiaram de uma trajetória de vida propiciadora do desenvolvimento integral das suas potencialidades e se encontram em idade avançada e em situações de grande vulnerabilidade, podem melhorar a sua qualidade de vida se usufruírem de oportunidades de desenvolvimento pessoal e social.

Comentários

pub