Lagoa é palco para o VIII Congresso Nacional de Cidades Educadoras

Lagoa foi a cidade escolhida, entre um grupo de quatro candidatas, para organizar o VIII Congresso Nacional da Rede Territorial […]

Lagoa foi a cidade escolhida, entre um grupo de quatro candidatas, para organizar o VIII Congresso Nacional da Rede Territorial Portuguesa das Cidades Educadoras (RTPCE), que se realiza de 15 a 18 de Maio de 2019. 

A iniciativa vai decorrer no Centro de Congressos do Arade, no Parchal.

Este é um encontro que intercala com o congresso internacional, que teve, no ano passado, lugar no município da Guarda.

As 70 cidades portuguesas que se assumem como Cidades Educadoras, cinco delas na região do Algarve (Lagoa, Loulé, Albufeira, Silves e Lagos) num todo de cinco centenas em todo o mundo, reúnem-se, duas vezes por ano em congresso, alternando em cada ano encontros nacionais e internacionais.

Este momento surge da necessidade de dar visibilidade às Cidades Educadoras em Portugal, partilhando experiências, projetos e boas práticas em torno da educação.

O “direito à cidade” está este ano a ser evocado pelo cinquentenário da primeira edição do livro com idêntico nome, do sociólogo francês Henri Lefebvre. «O direito a uma cidade educadora é proposto como uma extensão do direito fundamental de todos os indivíduos à educação», lê-se no 1º princípio da Carta das Cidades Educadoras.

«A importância do tema, o compromisso político expresso com a Cidade Educadora e a alternância geográfica destes congressos foram marcas diferenciadoras da candidatura de Lagoa», diz a Câmara Municipal.

Comentários

pub