Lagoa cria sete ARU para incentivar a reabilitação de casas

Lagoa vai ter sete Áreas de Reabilitação Urbana (ARU). A Assembleia Municipal lagoense aprovou a proposta da Câmara, que define […]

Lagoa vai ter sete Áreas de Reabilitação Urbana (ARU). A Assembleia Municipal lagoense aprovou a proposta da Câmara, que define a criação de zonas onde haverá incentivos para a recuperação de edifícios em diferentes localidades do concelho.

A maior ARU aprovada é a de Lagoa e tem uma área 89,5 hectares. Foram ainda criadas as zonas da Mexilhoeira da Carregação e Calvário (59,4 hectares), do Parchal (53,9 hectares), de Ferragudo (30,5 hectares), de Estômbar (23,8 hectares), Porches (22,4 hectares) e Carvoeiro (11 hectares).

A criação das ARU visa potenciar «um conjunto de intervenções e investimentos integrados que assegurem a salvaguarda do património edificado e o desenvolvimento sustentável do território».

Segundo a Câmara de Lagoa, «encontra-se associado a cada uma das áreas um conjunto de benefícios fiscais a que os proprietários dos prédios que integram as áreas delimitadas poderão aceder, caso optem por reabilitar a sua propriedade».

Este processo ainda não terminou, faltando agora a publicitação das ARU, conforme exige a lei, e «o desenvolvimento das Operações de Reabilitação Urbana para cada uma das delimitações em causa».

Comentários

pub