Jornalistas mexicanos vieram ao Algarve conhecer João de Deus, António Aleixo e Teixeira Gomes

Um grupo de jornalistas mexicanos, que está em Portugal para reportar sobre a cultura portuguesa, no âmbito da Feria Internacional […]

Um grupo de jornalistas mexicanos, que está em Portugal para reportar sobre a cultura portuguesa, no âmbito da Feria Internacional del Libro de Guadalajara, visitaram, no passado domingo, 16 de Junho, o Museu de Portimão, a Casa Museu João de Deus, em Messines, e o Café Calcinha, em Loulé.

O objetivo desta visita ao Algarve foi o de conhecer melhor João de Deus, António Aleixo e Manuel Teixeira Gomes, num ano em que Portugal é o país convidado deste certame que é a mais importante feira do livro hispano-americana.

Ao jantar, os jornalistas mexicanos leram poemas de Nuno Júdice em português e os anfitriões portugueses leram poemas dos poetas mexicanos Juan José Arreola e Jaime Sabines em espanhol.

A Feria Internacional del Libro de Guadalara terá mais de 40 autores de língua portuguesa que vão mostrar o seu trabalho, «para além de várias iniciativas que darão a conhecer a cultura, a gastronomia, a história e o património do nosso país», explica a Câmara de Silves.

«A Câmara Municipal de Silves contactará, certamente, a Direção Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, que está a coordenar a presença portuguesa neste evento, de modo a que possamos, também, ter uma presença, pois gostaríamos de dar a conhecer nesta grande mostra de autores João de Deus, o grande lírico e pedagogo português, nascido em São Bartolomeu de Messines, cuja obra permanece viva», afirmou na visita a Messines, Rosa Palma, presidente da Câmara Municipal de Silves.

Comentários

pub