Iniciativa cidadã promove fórum sobre Pomar Tradicional de Sequeiro em Tavira

Um fórum em torno do Pomar Tradicional de Sequeiro, está marcado para o próximo sábado, dia 9 de Junho, a […]

Um fórum em torno do Pomar Tradicional de Sequeiro, está marcado para o próximo sábado, dia 9 de Junho, a partir das 17 horas, no Castelo de Tavira, numa iniciativa cidadã que se insere no Festival Sérgio Mestre 2018.

Com moderação de Gonçalo Duarte Gomes, o fórum inclui a apresentação à comunidade, e abertura à subscrição, do Manifesto das Três Delícias, «documento de reivindicação por um Algarve inteiro, completo, solidário e feliz, reencontrado na contemporaneidade e reconhecível na sua matriz única de atlantismo mediterrânico, um Algarve resiliente, perene e apto para os desafios que o futuro encerra».

Estará também patente ao público a exposição “Pomar Tradicional de Sequeiro”, concebida e gentilmente cedida pela Câmara Municipal de Loulé, que celebra e dá a conhecer as árvores que caracterizam o pomar de sequeiro, os seus frutos, sua conservação, utilizações e importância histórica na economia da região.

A participação no fórum é aberta ao público, estando «convidados e convocados todos os cidadãos, algarvios de gene ou coração, residentes, passantes ou visitantes, simpatizantes ou discordantes, para um exercício de discussão e participação cívica».

«O Algarve.
A mais perfeita região de Portugal Continental, em que a realidade biofísica é de tal forma
presente, que se impôs à delimitação administrativa, fazendo coincidir os limites de uma e de
outra.
O Algarve.
Aqui e em mais lado nenhum. Irrepetível, inimitável, único.
Mas a esquecer-se. Do que o fez. Do que o faz. Do que é feito. De si mesmo.
Para comemorar e relembrar a identidade do Algarve, e procurar a sua expressão no presente e,
acima de tudo, no futuro, realiza-se um fórum em torno do Pomar Tradicional de Sequeiro»

Comentários

pub