Ideias do Levante organiza três workshops de cinema em Portimão

A Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa organiza três workshops de cinema (Guionismo, Cinematografia e Produção de Curtas […]

Créditos: Depositphotos

A Ideias do Levante – Associação Cultural de Lagoa organiza três workshops de cinema (Guionismo, Cinematografia e Produção de Curtas Metragens), para adultos e adolescentes, com mais de 15 anos, nos dias 15, 22 e 29 de Julho, das 10h00 às 17h00, no Espaço Portas do Sol, em Portimão.

Estas iniciativas vão ser dirigidas por Svetlana Martins e Carlos Martins. No workshop de Guionismo, que se realiza no dia 15 de Julho, os formandos irão aprender como desenvolver histórias a partir de ideias criativas em vários formatos, documentários, televisão factual, séries da web e filmes de ficção.

Os participantes vão «ganhar as ferramentas para identificar o seu público-alvo e adaptar as suas ideias. O curso irá cobrir, de uma forma geral, o que os formandos necessitam de saber, desde criar conceitos e criar personagens até temas, empregando técnicas de estrutura e escrita», diz a Ideias do Levante.

No workshop de Cinematografia, que decorre dia 22, os formandos vão aprender a utilizar várias técnicas de câmara, relacionadas com a luz e o som, para que sejam criadas histórias visualmente e sonoramente convincentes para produções de ficção, documentários e séries.

No workshop de Produção de Curtas Metragens, a realizar-se no dia 29, os formandos aprenderão, não só, a preparar guiões de filmagem, storyboards e listas de filmagem, como também vão descobrir como agendar e orçamentar uma filmagem, como contratar, organizar e proteger uma equipa, explorar e proteger os espaços, preparar adereços, cenários e guarda-roupa para os atores.

Os formandos também vão aprender o que será necessário para garantir que uma produção e a pós-produção decorram sem problemas.

Svetlana e Carlos Martins desenvolvem a atividade de produção de vídeos promocionais para clientes internacionais, tendo já produzido mais de 200 vídeos, incluindo três para a National Geographic Channel para um programa distribuído em 172 países. São fundadores da plataforma web Filmocracy Studios para guionistas de cinema com centenas de membros a nível mundial.

Esta formação faz parte do mais recente projeto da associação, intitulado Escola de Cinema do Levante. Também está prevista a realização destes workshops, de igual modo, em Lagoa, em data a agendar, ainda em 2018.

Estes workshops são lecionados em Português, Inglês, Espanhol e Russo. O horário da formação é das 10h00 às 17h00, com pausa para almoço (não incluído).

A Associação Ideias do Levante emitirá um certificado de participação. As inscrições são limitadas a um mínimo de 2 e a um máximo de 10 formandos. As deslocações e alimentação, dos menores, são da responsabilidade dos respetivos encarregados de educação.

A participação em cada formação custa 100 euros, mas há um desconto, a deduzir no valor total a pagar, de 10% para quem realizar duas dessas formações e de 15% para quem realizar as três formações. Após esse desconto, existe um outro desconto de 5% se o valor for pago até 30 de Junho e um desconto adicional de 5% para sócios da Ideias do Levante e para frequentadores do Espaço Portas do Sol.

As inscrições podem ser feitas aqui ou através de SMS, para o 965017845, com os seguintes dados: nome, idade, e-mail, contacto móvel, formação na qual se inscreve e local.

Para mais informações clique aqui. 

Comentários

pub