Hospital de Faro tem falta de anestesistas e PSD está chocado «com inoperância» dos socialistas

O Hospital de Faro é a unidade hospitalar com o segundo maior défice de médicos anestesistas (144%), de acordo com […]

O Hospital de Faro é a unidade hospitalar com o segundo maior défice de médicos anestesistas (144%), de acordo com um censo apresentado esta segunda-feira, 4 de Junho, e o PSD diz estar chocado com o «silêncio e inoperância» do PS e dos autarcas socialistas da AMAL. 

Em comunicado, o PSD considera os números «reveladores da inoperância e impotência dos líderes do PS Faro, PS Algarve e AMAL, ao caucionarem com o seu silêncio a deterioração do estado da saúde na nossa região e, em particular, no nosso Hospital de Faro, sem fazerem valer a capacidade de influência que garantem ter junto do Governo».

Na opinião do PSD, «até agora, o Governo não só não corrigiu a situação da falta de anestesistas como ainda deixou que ela se agravasse em 8% – o que quer dizer que, de acordo com as expetativas dos diretores de serviço, faltariam ainda 26 profissionais para atingirmos o ponto ótimo de funcionalidade».

Por isso, «chocam-nos o silêncio e a inoperância dos responsáveis dos partidos que formam e apoiam este governo, em particular os dirigentes do PS Faro, PS Algarve e autarcas socialistas da AMAL, que assistem impávidos e serenos à degradação do SNS em plena época balnear».

«Perante o clima de caos», o PSD considera que é necessário «exigir ao Governo que adote sem mais demoras as medidas que se impõem para inverter a crescente degradação das condições de acesso ao SNS e, em particular, que resolva a questão da falta de anestesistas, tida como central para a melhoria da função assistencial dos nossos hospitais».

O censo apresentado é da autoria da Ata Médica Portuguesa e diz que, no total, faltam 541 anestesistas nos hospitais públicos de Portugal. 

Comentários

pub