Vila Real de Santo António deu a conhecer os seus segredos

Tudo começou em Santa Rita, aldeia do interior que ainda guarda saberes de outros tempos, mas, ao longo do dia, […]

Tudo começou em Santa Rita, aldeia do interior que ainda guarda saberes de outros tempos, mas, ao longo do dia, também houve tempo para conhecer os encantos de Cacela Velha e Vila Real de Santo António, bem como o futuro Grand House Guadiana, que fez viajar até aos anos 20 à boleia de um marinheiro. 

Assim foi mais uma fam trip, visita destinada a agentes de viagens, operadores turísticos e jornalistas do Algarve, desta vez no concelho de VRSA.

Na aldeia de Santa Rita visitou-se a Ermida lá construída, no século XVIII, em honra de Santa Rita de Cássia, e que, ainda esta semana, recebeu uma visita de uma turista italiana que foi, de propósito à aldeia, para conhecer a igreja.

É também naquela aldeia que funciona o Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela, onde está patente, de momento, uma exposição que relembra antigas profissões, como a cesteira, o barbeiro ou a costureira.

Dali, seguiu-se para Cacela Velha, com o grupo a poder entrar na Fortaleza, apreciando a bonita vista. Antes do almoço, no restaurante “Pescador”, já em Vila Real de Santo António, com arroz de lingueirão na ementa, visitou-se a praia de Monte Gordo, que vai ganhar uma nova vida. 

O Farol de Vila Real de Santo António, que recebeu, há poucos dias, uma sessão de cinema, também foi um dos pontos da visita, com os mais corajosos a subir ao topo, onde se tem uma vista geral de VRSA, bem como de Ayamonte, já na vizinha Espanha.

Mas a verdadeira “magia” estava guardada para o final da tarde, com a visita, à boleia do marinheiro da história de Fernando Pessanha, ao antigo Hotel Guadiana que vai reabrir com o nome Grand House. No total serão 31 quartos, mas o hotel também terá um restaurante, uma biblioteca e uma sala de estar. Já a abertura acontecerá durante este Verão.

O dia terminou com uma pequena visita guiada ao centro de VRSA, a cidade pombalina que foi pensada a regra e esquadro. Sabia, por exemplo, que todos os edifícios da Avenida da República, virada para o Guadiana e Ayamonte, têm sete janelas?

Esta iniciativa, promovida pela Região do Turismo do Algarve (RTA), já passou por Alcoutim, São Brás de AlportelMonchique, Lagos,  LagoaAljezurTaviraSilvesFaroAlbufeira, Vila do Bispo e Castro Marim , Loulé e Olhão. 

Fica apenas a faltar Portimão.

 

Fotos: Gonçalo Dourado | Sul Informação

Comentários

pub