Estátuas de salineiros inauguradas em Guérande reforçam laços de geminação com Castro Marim

Duas estátuas de salineiros da autoria do escultor Carlos Correia, inspiradas na produção de sal em Castro Marim e em […]

Duas estátuas de salineiros da autoria do escultor Carlos Correia, inspiradas na produção de sal em Castro Marim e em Guérande, foram inauguradas nesta vila francesa, na região de Pays de Loire, com a qual o município algarvio tem um acordo de geminação, na passada segunda-feira, 4 de Junho.

A inauguração, na “Rotunda de Castro Marim”, contou com as presenças de Pascal Loirat, vice-presidente da Câmara de Guérande, de Francisco Amaral, presidente da Câmara Municipal de Castro Marim e dos representes dos comités de geminação das duas vilas.

O acordo de geminação entre Castro Marim e Guérande foi assinado a 14 de maio de 2004, com base numa influência cultural e nas tradições nascidas na Idade Média, comuns às duas vilas.

Com esta geminação «tem sido desenvolvido um conjunto de iniciativas com vista a fortalecer as similitudes comuns a Castro Marim e a Guérande, tais como a produção de sal e de flor de sal, os seus parques naturais e a Feira Medieval de cada uma», explica a autarquia castromarinense.

Foi neste contexto «da “Fête Médiévale” que Castro Marim levou a sua comitiva, com destaque para a participação do Campesino Recreativo Futebol Clube, com uma tasquinha tradicional», acrescenta a Câmara Municipal.

Para o Município de Castro Marim,  esta«experiência de geminação tem sido bastante positiva para a comunidade local em geral, através da prossecução de intercâmbios culturais e desportivos entre Castro Marim e Guérande».

A cooperação bilateral desenvolvida «constitui um verdadeiro estímulo para a comunidade local, que vê assim cimentadas as atividades relativas à sua economia local e os valores patrimoniais e culturais, abrindo horizontes para a realização de novas iniciativas no quadro da geminação estabelecida», conclui a autarquia.

Comentários

pub